
Por mais de 30 anos, o jornalista e escritor Carlos de Souza (1959-2019), o Carlão, movimentou a editoria cultural da TRIBUNA DO NORTE com sensibilidade, inteligência, e seu senso de humor todo peculiar.
Um exemplo significativo do que Carlão escreveu, bem ao seu estilo, está no livro “Cartas obscenas de Linda Baptista”, edição póstuma que reúne as primeiras crônicas escritas por ele na TN, entre outras, compiladas por seu filho, o jornalista Alex de Souza.
A obra será lançada no sábado (13), a partir das 10h, no Sebo Vermelho, Cidade Alta.
Linda Baptista foi o pseudônimo com o qual Carlão escreveu seus primeiros textos na TN, no final dos anos 80. Uma figura misteriosa que comentava a cena cultural e boêmia da cidade com ironia e humor.
Alex começou a levantar o material nos arquivos do jornal logo após o falecimento do pai.
“Eu tinha uma curiosidade especial sobre a época em que ele publicou as cartas como Linda Baptista, mas no jornal ele só aparecia como Carlos de Souza depois de 1988, e não havia citação à personagem”, conta.
O jornalista descobriu que o pai, no começo da carreira, assinava como Francisco Carlos, e foi procurar textos ainda mais antigos dele. Foi então que encontrou os primeiros traços de Linda Baptista, em janeiro de 1987.