Caso suspeito de sarampo em investigação

O Setor de Vigilância Epidemiológica vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos informa que há um caso suspeito de sarampo em investigação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e muito comum na infancia. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de secreções respiratórias. A grande maioria dos casos de sarampo evolui sem complicações e com resolução espontânea, sendo recomendado evitar internações, exceto em casos de desnutridos e imunodeprimidos.

O caso suspeito, no município de Currais Novos, é uma criança de 2 anos de idade, que apresenta boa evolução e um quadro de saúde estável, porém há a necessidade de realizar novos exames seguindo os protocolos epidemiológicos vigentes.

A Secretaria Municipal de Saúde, informa que todas as medidas de prevenção e isolamento estão sendo adotadas, bem como orientação a família e contatos.
Reforçamos também a importância de manter a caderneta de vacina atualizada de acordo com recomendações do Ministério da Saúde.

O calendário vacinal da tríplice se dará da seguinte forma:
6 meses a 11 meses e 29 dias – dose zero (D);
1 ano – 1ª dose (D1) tríplice viral;
1 ano e 3 meses – 2ª dose (D2): tetra viral ou tríplice viral + varicela.

Adultos de até 49 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde para avaliar situação vacinal.
No momento, não há campanha de vacinação, uma vez que é considerada como vacinação de rotina.

0 comentários ↓

Não existe comentários ainda...que tal deixar sua opinião ??

Deixe um comentário