Governo do RN ativa 13º Batalhão de Polícia Militar em Currais Novos

A agenda administrativa da governadora Fátima Bezerra por municípios da região Seridó foi marcada pela entrega de mais um importante equipamento para a segurança pública do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (19), a chefe do Executivo potiguar tornou oficial a criação do 13° Batalhão de Polícia Militar, unidade localizada na cidade de Currais Novos.

Com efetivo de aproximadamente 400 policiais militares, todos realocados de unidades já existentes na região, o novo batalhão fica na Av. Teotônio Freire, no Centro da cidade, onde foi realizado o ato de assinatura que institucionalizou a nova unidade. O 13° BPM contará com três subunidades de companhias – a 1ª Companhia Militar de Currais Novos, a 2ª Companhia Militar de Parelhas, que funcionava anteriormente como pelotão, e a 3ª Companhia Militar de Lagoa Nova, que antes era um destacamento.

Em Lagoa Nova, um novo prédio será entregue após reforma estrutural, que dará melhores condições de trabalho aos agentes da segurança pública da região.

“Este é um dia muito inspirador. Nada é mais gratificante do que colhermos o fruto do nosso trabalho. O 13° BPM é mais um passo que estamos dando para fortalecer a segurança pública da região. E tudo isso graças a muito trabalho. Muitos idealizaram, mas não conseguiram realizar. Nós conseguimos realizar”, comemorou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto.

Em razão das mudanças organizacionais, o 13º BPM — que começa a operar em substituição à 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) — será comandado por dois oficiais de carreira nos cargos de comandante e subcomandante do batalhão, e dará cobertura a uma área de 12 cidades: Currais Novos, Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. Assumem como comandante o coronel Moacir Galdino, e o subcomandante, major Chaves.