Parceria do Governo com municípios amplia número de leitos e reforça medidas protetivas

O Governo do RN realiza na tarde desta quinta-feira, 28, uma reunião com secretários dos municípios da Região Metropolitana de Natal para tratar de medidas conjuntas para fortalecer o isolamento e proteger as pessoas mais vulneráveis à Covid-19. Dentro dessa parceria com as Prefeituras, o Governo também vem cedendo equipamentos médicos com o intuito de ampliar o atendimento em hospitais municipais. 

Somente nos últimos dias, o Governo do RN fez a cessão de 40 monitores, 40 bombas de infusão e 11 ventiladores para o Hospital de Campanha de Natal, de responsabilidade da Prefeitura da capital. A previsão é de que, com estes equipamentos, sejam abertos, ainda nesta quinta-feira, 20 novos leitos, com respiradores. No Hospital Luiz Antônio, da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, em Natal, a parceria com o Governo do RN deve abrir novos leitos de UTI. Está sendo finalizada a instalação dos equipamentos entregues no início da semana, ampliando de 14 para 20 UTIs.

Além da ampliação do atendimento, outra preocupação é o isolamento social. O secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, informou que durante a reunião de hoje, com os municípios, será discutida a intenção de estruturar comitês de bairro para fazer o convencimento das pessoas a respeitarem as medidas protetivas e, possivelmente, definir medidas de constrangimento a quem não obedece.

Cipriano Maia destacou que os poderes, organismos públicos e toda a sociedade precisam fortalecer as iniciativas em curso, voltadas para melhorar as taxas de isolamento social. “Os números apresentados mostram que estamos chegando à situação mais crítica e preocupante. Precisamos de ações mais concretas envolvendo os municípios, a sociedade civil, as empresas, igrejas, todo tipo de organização. É urgente e indispensável alcançar índice de isolamento entre 60% e 70% para evitarmos a superlotação que já ocorre, há alguns dias, na rede hospitalar”, argumentou.