Vaquejada de Currais Novos é agora Patrimônio Cultural Imaterial

Hoje (21), foi aprovado o Projeto de Lei n° 28/2023 do vereador João Gustavo, que declara como Patrimônio Cultural Imaterial a Festa de Vaquejada de Currais Novos/RN.

A Vaquejada remonta as raízes históricas e culturais do Nordeste Brasileiro, nascida nas festas de apartação e pega de gado. Em Currais Novos, a Vaquejada possui valor histórico e se confunde com a própria povoação da cidade, que acontece no ciclo do gado.

Através desse evento, é possível entender a relação do povo local com o trabalho e a vida no campo, bem como a importância do gado e a atividade agropecuária para a economia e a cultura da região.

Além da tradicional derrubada do boi, a Festa de Vaquejada envolve diferentes formas de expressão cultural, como a música, o artesanato, a dança, a cultura popular e a culinária regional.

A Vaquejada de Currais Novos é um espaço de transmissão de conhecimentos tradicionais sobre a criação de gado, a montaria, as técnicas de derrubada do boi, entre outros saberes relacionados à cultura do vaqueiro. Essa tradição e prática ancestral precisa ser valorizada e preservada.

Este ano, acontecerá a 50ª Festa de Vaquejada no Parque Dr. Silvio Bezerra de Mello, e o Nosso Mandato vê a importância dessa grande manifestação cultural que já faz parte do nosso patrimônio.

Foto: João Gustavo ladeado por Luiz Antônio e Jardeline Braga, organizadores da Vaquejada.