Justiça Eleitoral abre serviços a eleitores pela internet

Em virtude da pandemia do Covid-19 (coronavirus) os tribunais eleitorais decidiram que no prazo de 22 de abril a 6 de maio de 2020 os eleitores poderão solicitar alguns serviços do TRE pela internet.

QUAIS SERVIÇOS SERÃO OFERTADOS VIA INTERNET?

Alistamento eleitoral;

Transferência de domicílio eleitoral;

Revisão do cadastro eleitoral.

COMO SERÃO FEITAS ESSAS SOLICITAÇÕES?

Pelo site do TRE www.tre-rn.jus.br

PRECISO MUDAR MEU DOMICÍLIO ELEITORAL, COMO DEVO PROCEDER?

Na página do TRE (www.tre-rn.jus.br) existirá um link que remeterá para um formulário, que deverá ser preenchido pelo eleitor e posteriormente será enviado para o e-mail (também informado no site) do TRE, essa operação será realizada por servidor do TRE de forma interna sem a necessidade do comparecimento do eleitor.

Ex: caso o eleitor queira transferir seu domicílio eleitoral, deverá enviar o e-mail para zona correspondente, ou seja, para a cidade que em que ele reside e quer solicitar a transferência. O formulário deverá ser encaminhado devidamente preenchido e junto com o ele deverá anexar a cópia do RG, comprovante de endereço (digitalizados) bem como uma foto tipo “selfie “, no próprio site tem todas as orientações.

Não haverá biometria nesse caso, uma vez que o eleitor não poderá comparecer ao cartório. O material será enviado para o juiz provisoriamente até que o cartório eleitoral possa voltar a funcionar para que então esses eleitores possam validar suas biometrias.

Obs: Só vão ser validados posteriormente as operações cujos eleitores enviarem via sistema até o dia 6 de maio, devidamente completo…ou seja, formulário e documentos.