Lula lidera no Nordeste com palanques estaduais fortes e preferência entre os mais pobres

O ex-presidente Lula (PT) segue à frente nas pesquisas de intenção de voto no país, com destaque para o Nordeste. A última rodada de pesquisa Datafolha mostrou o petista com 62% das intenções de voto, ante 24% de Jair Bolsonaro (PL). Numa região que concentra 27% do eleitorado brasileiro, a marca acena para cerca de 26 milhões de votos para Lula só no Nordeste, enquanto Bolsonaro tem menos de 11 milhões.

A maioria pró-Lula é de quase 16 milhões de pessoas aptas a votar no 2 de outubro, que pode ser o fiel da balança para a definição da eleição já no primeiro turno. 

Historicamente, o Nordeste é uma região favorável ao PT. Na primeira eleição de Lula, em 2002, o petista venceu em 26 estados e no Distrito Federal. Só Alagoas deu vitória à José Serra (PSDB). Em 2006, a disputa foi mais acirrada. Tendo o seu atual candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSDB) como adversário, Lula ganhou em 16 estados, enquanto o ex-governador de São Paulo venceu em 10 e no Distrito Federal. Ainda assim, Lula foi vitorioso em todos os estados do Nordeste, com bom desempenho também no Norte. 

Outro indicativo importante para Lula é o seu desempenho entre os estratos sociais mais pobres da população. Segundo a Datafolha desta quinta-feira (22), o petista registra 57% das intenções de voto entre as pessoas que têm renda familiar mensal até dois salários mínimos, contra 24% de Bolsonaro.

0 comentários ↓

Não existe comentários ainda...que tal deixar sua opinião ??

Deixe um comentário