Proposta pelo deputado Francisco do PT, audiência que marcou o lançamento estadual da CONAPE teve a presença da governadora Fátima

Por iniciativa do deputado estadual Francisco do PT, foi realizada, nesta terça-feira (22), uma audiência pública que marcou o lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). Evento virtual contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.

O deputado estadual Francisco do PT destacou que a audiência foi uma solicitação do Fórum Estadual de Educação do RN (responsável pela construção da conferência local) que o seu mandato acolheu de imediato. “Nosso objetivo hoje foi dar o pontapé inicial fazendo o chamamento a todos os setores da sociedade potiguar em defesa do estado de direito e de uma educação pública, gratuita e de qualidade”.

Ao parabenizar o deputado Francisco do PT pela iniciativa, a governadora Fátima Bezerra chamou atenção para “o fantasma da PEC 13/21”. “Estamos vivendo a ameaça dessa proposta que prevê a desvinculação de percentuais mínimos da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino. Segundo ela, conquistas de caráter estruturante para a educação, como o novo FUNDEB, estariam ameaçados. “A luta tem que ser permanente para não deixar que tais conquistas se percam no mar de retrocessos que estamos vivendo atualmente”.

Atividade contou com a presença da deputada estadual Isolda Dantas, presidenta da Comissão de Educação da Casa, além de representações de diversas entidades e movimentos ligados à educação, tais como: Campanha pelo Direito à Educação, UNDIME, ANDIFES, SINTE-RN, CUT, ADURN-SINDICATO, CTB, FETAM, MST, Secretaria de Educação do RN, e o mandato do senador Jean Paul.