Em entrevista à TV Ponta Negra, na última sexta-feira (30), a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou seu foco “é a gestão”, mas confirmou que se renunciará ao cargo no próximo ano, como exige a legislação eleitoral, para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal.
“Claro que o meu foco é a gestão, é assim que vou continuar, porque estou no exercício do cargo. Agora, é evidente que quero aqui dizer que já coloquei de fato o projeto de disponibilizar meu nome para uma das vagas ao Senado em 2026”, declarou a governadora.
Fátima fez uma defesa do legado da sua gestão, com destaque para a recuperação das estradas, a redução nos índices de violência e os investimentos na saúde pública, ao mesmo tempo em que fez críticas à oposição, que ela classificou como “rasteira, desqualificada e misógina”.
A governadora afirmou que sua candidatura a senadora é um “desejo do presidente Lula”. Ela pontuou que a disputa congressual do próximo ano “vai ser muito importante”, alertou que a democracia no país está novamente sob ameaça e relembrou a tentativa de golpe empreendida pela extrema-direita após o resultado das eleições de 2022.
“A gente não pode descuida de maneira nenhuma da disputa congressual, tanto para o Senado como para a Câmara”, avaliou a governadora.
Durante discurso no congresso nacional do PSB, no domingo (1º), Lula disse que a esquerda precisa de “maioria no Senado”, caso contrário, a oposição irá “avacalhar” o Supremo Tribunal Federal (STF).