Ex-prefeito de Carnaubais por três mandatos, o historiador Luizinho Cavalcante é pré-candidato a senador do Rio Grande do Norte pelo PSB. Com trajetória no sindicalismo, ex-coordenador do Programa do Leite nas gestões Wilma de Faria e Fátima Bezerra, ele vê a Casa Alta carente de representantes dos trabalhadores e diz que espera reacender a esperança no voto.
Luizinho Cavalcante foi eleito prefeito de Carnaubais em três oportunidades: 2000, 2008 e 2012. Historiador e escritor, foi líder estudantil e fundador do PT no Rio Grande do Norte, tendo se filiado ao PSB em 2002.
A sigla, comandada no estado pela ex-deputada Larissa Rosado, está dentro do governo Fátima e possui alinhamento com o campo progressista. O partido ainda não oficializou a decisão de estar na chapa governista em 2026, ainda que esta seja a tendência. No ano que vem, o Rio Grande do Norte vai eleger dois senadores e já tem a própria Fátima como pré-candidata pelo PT, além de Cadu Xavier como nome ao Governo.
“Existe uma definição, do 16º Congresso Nacional do PSB, de alinhamento natural no campo da esquerda, e de caminhar com a pré-candidatura de Lula. Nós continuamos a defender que o vice seja Geraldo Alckmin, e existe a possibilidade da aliança no estado do Rio Grande do Norte com as forças de centro-esquerda. Mas, até o momento, não houve um entendimento entre partidos, apesar da tendência ser essa. O PSB está a nível nacional e a nível do Rio Grande do Norte se federalizando com o Cidadania, e aí passa a ser PSB e Cidadania que vão tomar essas decisões em conjunto. Mas o caminho natural é esse. Agora, precisa o PT também acenar o que vai contribuir com o PSB nessa caminhada”, aponta Luizinho Cavalcante.
O nome de Luizinho como pré-candidato pelo PSB foi definido no Congresso Estadual do partido realizado no fim de abril. Por enquanto, ele diz que tem ocupado espaço em emissoras de rádio, blogs e redes sociais se dispondo ao debate público.