Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2026, a Comunidade Tradicional Pesqueira de Gargalheiras, em Acari (RN), recebe o projeto “Gargalos de Tinta”, uma ação artística e cultural que une arte, memória e os saberes tradicionais do território, idealizada pela artista Cata Prisma.
Durante três dias, 10 artistas potiguares estarão imersas na comunidade, desenvolvendo um processo de escuta, troca de saberes e pesquisa de campo junto aos pescadores e pescadoras locais. O resultado dessa vivência será a pintura de 10 canoas de pesca, que se transformarão em obras de arte, valorizando as histórias e identidades da comunidade pesqueira.
A pintura coletiva das canoas acontece no sábado, 24 de janeiro, no Porto do Bistrô, de forma aberta ao público e à visitação. Os pescadores e pescadoras participantes receberão ajuda de custo, reconhecendo a importância de seus conhecimentos e sua participação ativa no processo criativo.
No domingo, 25 de janeiro, a partir das 9h da manhã, será realizada a inauguração das canoas no Açude Gargalheiras, seguida de apresentações musicais com a banda de forró Flor de Caroá e o artista MC Daurélio. O evento contará com acessibilidade em LIBRAS.
O projeto convida o público a vivenciar um momento único de criação coletiva e valorização da cultura seridoense, em um dos cenários mais simbólicos do Rio Grande do Norte.
Gargalos de Tinta: arte que nasce da água, da memória e do encontro é uma realização e conta com apoio: Ateliê Cataprisma, Coletivo Escambau, Associação dos Moradores de Gargalheiras, Fundação José Augusto, Sistema Nacional de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Ministério da Cultura e Governo Federal.
