A Federação Brasil da Esperança no Rio Grande do Norte divulgou nesta quarta-feira (21) uma nota política em que analisa a reconfiguração das forças conservadoras no estado e reafirma o nome de Carlos Eduardo Xavier, o Cadu Xavier (PT), como pré-candidato ao Governo em 2026. O posicionamento ocorre em meio à fragmentação do campo da direita e à formalização de diferentes projetos que disputam o eleitorado oposicionista, com destaque para a pré-candidatura do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e a movimentação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).
No documento, a Federação sustenta que o ciclo político iniciado pela governadora Fátima Bezerra não pode ser interrompido e que sua continuidade tem caráter estratégico para o desenvolvimento do estado. A nota afirma ainda que Cadu Xavier reúne “todas as condições” para dar prosseguimento a esse projeto e que a aliança também atuará para eleger Fátima Bezerra ao Senado, em uma articulação de dimensão estadual e nacional.
A manifestação ocorre um dia após a direita potiguar oficializar Álvaro Dias como seu nome para o Governo, em articulação liderada pelo PL e pelo senador Rogério Marinho, que retirou sua própria pré-candidatura para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro. Apesar do anúncio, o campo oposicionista segue dividido. Allyson Bezerra mantém agenda de pré-campanha, amplia alianças no interior e lidera pesquisas recentes, configurando ao menos dois polos distintos na disputa pelo mesmo eleitorado.
A fragmentação também se expressa na reorganização partidária. O MDB, comandado no estado pelo vice-governador Walter Alves, rompeu com o governo e passou a integrar o bloco oposicionista, articulando-se em torno da possível candidatura de Allyson. Já o núcleo mais identificado com o bolsonarismo, formado por PL, Republicanos e PSDB, aposta em Álvaro como representante de um projeto alinhado à extrema-direita nacional.
