Faltando doze meses para as eleições de 2026, o cenário político do Rio Grande do Norte é dominado por incertezas. A sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT) e a disputa pelas duas vagas ao Senado permanecem em aberto, com candidaturas em gestação, alianças em teste e cálculos políticos ainda distantes de um desfecho.
O único movimento mais concreto até aqui vem do PT, que aposta suas fichas no secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, lançado como pré-candidato a governador após a desistência do vice-governador Walter Alves (MDB).
Walter assumirá o Governo do Estado em abril de 2026, após a desincompatibilização da governadora para concorrer ao Senado, mas já anunciou que abriu mão da primazia da candidatura à reeleição para apoiar Cadu Xavier.
O pré-candidato petista, no entanto, enfrenta o desafio de se firmar num contexto em que seu nome ainda é desconhecido da maioria da população.
O PT tem o desafio adicional de reorganizar sua base após o rompimento com aliados históricos, como a senadora Zenaide Maia (PSD), que vem dando sinais de apoio à pré-candidatura a governador do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).
Oposição fragmentada
Na oposição, o quadro é mais difuso. O grupo de centro-direita tenta há meses costurar uma candidatura única, mas enfrenta resistências internas. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, desponta nas pesquisas como nome competitivo, mas ainda evita oficializar sua pré-candidatura, enquanto trabalha nos bastidores para ampliar alianças que viabilizem seu palanque em 2026.
O ex-senador José Agripino Maia, presidente estadual do União Brasil, tenta liderar esse processo através da Federação União Progressista, que reúne o próprio União Brasil e o PP, com quatro deputados federais — metade da bancada potiguar.
O objetivo declarado é construir um palanque de centro-direita capaz de desafiar o PT, mas a fragmentação interna ameaça o projeto.
O senador Rogério Marinho (PL) mantém firme sua intenção de disputar o Governo do Estado e já recebeu o apoio do senador Styvenson Valentim.
Do SAIBA MAIS