O Conselho de Ética do Senado Federal retoma os trabalhos nesta terça-feira, 9, após um ano sem reuniões. A última reunião do colegiado foi em 14 de junho de 2023.
A pauta inclui pelo menos 19 representações, incluindo um senador do Rio Grande do Norte, Styvenson Valentin (Podemos).
O caso envolvendo o senador do RN já foi tratado e negado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que anulou decisão de primeira instância sobre pedido de indenização feito pela ex-deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP).
Valentin fez um comentário durante uma live em uma rede social, sugerindo que a então deputada estaria “doida”, por uso de drogas ou por ter traído o marido, no momento do incidente em que se envolveu em julho do ano passado de 2022.
REPRESENTAÇÃO DE NATÁLIA BONAVIDES
Em outro caso, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) representou contra o senador em 2021, após ele debochar de uma mulher vítima de violência policial no Rio Grande do Norte.
Em julho de 2021, o senador Styvenson Valentim em uma live publicada em suas redes sociais ofende uma mulher vítima de violência, questionando o que ela teria feito para justificar a agressão que sofreu no município de Santo Antônio, no RN, onde um policial militar, ao atender uma ocorrência de violência doméstica, agrediu física e verbalmente a própria vítima.
Sobre o fato, o senador disse “eu sei lá o que essa mulher fez para merecer dois tapas”.