A música potiguar atravessa o Atlântico para carregar o ritmo do forró na Europa. Entre os dias 11 e 14 de setembro, Lille, no norte da França, recebe o 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, e o Rio Grande do Norte terá presença marcante no evento com os artistas Cláudio Araújo, Jarbas do Acordeon e a Deusa do Forró, que já se prepara para subir ao palco como representante da força feminina no ritmo nordestino.
Para a cantora, que carrega no nome artístico a grandiosidade da sua missão, representar o Estado em um evento internacional é motivo de orgulho e responsabilidade. “É gigante, é uma coisa gigantesca. Quero mostrar no palco a força da mulher, a força da nossa terra, da nossa cultura e da nossa arte. Estou levando comigo a autenticidade, a nordestinidade do meu povo”, afirmou.
Deusa lembra que a luta pelo reconhecimento do forró como patrimônio começou ainda em 2018, quando esteve em Brasília ao lado da então senadora e hoje governadora Fátima Bezerra. Anos depois, o gênero foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, e agora chega à Unesco em busca do título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. “Esse avanço é uma vitória de todos os forrozeiros. Vai garantir mais espaços, cachês mais justos e, sobretudo, a preservação da nossa tradição do pé de serra”, destacou.
Do SAIBA MAIS