Geoparque Seridó é tema de encontro na Prefeitura de Currais Novos

O Prefeito de Currais Novos e presidente do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Lucas Galvão, recebeu na manhã desta quinta-feira (18) a diretora executiva do Consórcio, Janaína Medeiros, e geocientista Silas Samuel.

Na pauta, a 11ª Conferência de Geoparques Mundiais da UNESCO, que aconteceu durante os dias de 08 a 12 de setembro no Geoparque Kutralcura, no Chile, e que contou com a presença de representantes do Geoparque Seridó.

Durante o evento, o Conselho Mundial de Geoparques da UNESCO analisou os reportes das revalidações deste ano e o Geoparque Seridó foi um dos Geoparques que foi debatido pelo Conselho. O resultado oficial do processo de revalidação será encaminhado ao Consórcio de forma oficial em abril de 2026.

Segundo Janaína Medeiros, a 11ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO representou um marco significativo para o Geoparque Seridó e para toda a rede global.

“A participação e os aprendizados desse evento foram cruciais por razões diversas. Ofereceu uma plataforma ímpar para o intercâmbio de experiências e boas práticas. Essa troca de conhecimentos é fundamental para aprimorar estratégias de gestão, desenvolvimento sustentável e engajamento comunitário. Nossa participação em um evento importante como esse só reforça o sentimento de pertencimento à rede global de Geoparques Mundiais da UNESCO”, declarou.

Para o prefeito e presidente do Consórcio, Lucas Galvão, a experiência no Chile não foi apenas uma viagem, mas um investimento estratégico no futuro do Geoparque Seridó, consolidando sua posição e missão no cenário internacional. “Enquanto prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal reafirmo nosso compromisso com essa pauta. Nosso território é rico em experiências e será valorizado e trabalhado como tal”, ressaltou.

Parcerias: Consórcio Geoparque Seridó e GeoLAC

O Prefeito Lucas também debateu os encaminhamentos do encontro no Chile com a coordenadora da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (GeoLAC), Emmaline Rosado, que participou do encontro de forma remota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *