
Um dos resultados mais surpreendentes da política do RN aconteceu em Santa Cruz. Após 24 anos ininterruptos no comando da Prefeitura da cidade, o grupo do deputado Tomba Farias foi derrotado pela oposição liderada por Aninha de Cleide. Aninha venceu Dra. Fernanda, esposa do deputado e ex-prefeita com 55,63% dos votos válidos.
A campanha de Dra. Fernanda contava com uma estrutura robusta, apoiada pelo atual prefeito Ivanildinho e pelo próprio deputado Tomba, que atuou ativamente na candidatura. No entanto, a primeira pesquisa Consult, divulgada no final de agosto pelo grupo da situação, mostrava Dra. Fernanda liderando com 59% das intenções de voto, contra 21% de Aninha.
Apesar de contar com recursos limitados, a campanha de Aninha focou em uma estratégia digital inovadora, distantes das abordagens tradicionais utilizadas nas eleições anteriores da cidade. O marketing da campanha, coordenado por Wagner Souza, conhecido como Wagner Metas, foi um pilar fundamental para o crescimento nas redes sociais, resultando em uma mobilização eficaz que se traduziu em apoio nas ruas e, por fim, nas urnas.
O marketing humanizado, que destacava histórias da vida real, transformou as redes sociais de Aninha na “voz do povo”. Essa abordagem clara e fundamentada, ancorada em provas sociais, gerou identificação entre os eleitores, evocando emoções relacionadas a experiências comuns e gerando comoção e revolta a partir das narrativas apresentadas.
O lema da campanha resumiu essa dualidade: “Existem duas cidades: uma Santa Cruz linda que eles mostram e uma abandonada que eles escondem”, era a mensagem que se passava.
De Juliana Celli