Parque de energia solar da Mercedes no interior do RN é alvo de ações na Justiça por suposta contaminação de açudes

As obras do parque de energia solar erguido na cidade de Santana do Matos no interior do Rio Grande do Norte para abastecer as fábricas da Mercedes-Benz no Brasil estão sendo apontadas por moradores de um sítio como responsáveis pelo assessoramento e praticamente inutilização de dois açudes no município.

Os prejuízos alegados levaram duas famílias a procurarem a Justiça para que os açudes sejam reparados e pagar uma indenização pelos danos gerados. A ação explica que os sedimentos acumulados ao longo da obra, entre 2022 e 2024, foram arrastados pelas chuvas até os dois açudes do sítio Forquilhas, contaminando a água e tornando-a imprópria para o consumo humano.

Além disso, os peixes que viviam no local morreram, e os tradicionais banhos estão vetados. Ao todo, 14 famílias dependiam dessa água.

A empresa diz que está fornecendo água potável às famílias e que a contaminação dos açudes é anterior às obras .

O projeto Dunamis (empresa fruto da parceria de Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power) começou a operar em janeiro e é composto por quatro usinas instaladas em uma área de 410 hectares e capacidade de gerar 117,5 megawatts.

Do TL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *