O jovem negro Arthur Freitas, 25, viralizou nas redes sociais com o vídeo da sua entrada na formatura do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no último sábado (23), ao som de “O Mundo é Nosso” do rapper mineiro Djonga e de “Capítulo 4, Versículo 3”, música do clássico álbum “Sobrevivendo no Inferno”, lançado em 1997 pelo grupo de rap Racionais MC’s.
Nascido e criado no bairro das Quintas, na comunidade do Mosquito, Zona Oeste de Natal, Arthur estudou a vida inteira em escola pública, cursou o ensino médio no IFRN e se tornou a primeira pessoa da sua família a conquistar um diploma universitário pela UFRN.
Ele contou que não esperava que o vídeo alcançasse tamanha repercussão. Em entrevista à Agência Saiba Mais, Arthur disse que sempre ouviu rap e que a trilha sonora da sua formatura não foi escolha por acaso.
Pesquisador da área do Direito Criminal, com capítulos em livros publicados sobre o tema, ele quis usar o momento da formatura para “impactar”, fazer uma “denúncia” e provocar uma reflexão sobre a situação da população carcerária brasileira, que é majoritariamente negra.