Setembro Dourado 2025: Casa Durval Paiva promove lançamento da campanha que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

A Casa Durval Paiva, referência nacional no acolhimento e assistência a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, lançará, no próximo dia 02 de setembro, a campanha Setembro Dourado. Considerado o mês de conscientização e mobilização contra o câncer infantojuvenil, neste ano, a campanha da Casa Durval Paiva ecoa uma mensagem poderosa: “No relógio da vida, cada segundo conta”. Essa frase nos lembra que, diante do câncer infantojuvenil, o tempo é um aliado precioso. Cada minuto pode significar mais chances de cura, menos sequelas e a preservação de sonhos, que não podem ser interrompidos.

A solenidade de abertura da campanha acontecerá no auditório da Durval Paiva, na terça-feira (02), a partir das 14h, com a participação de entes públicos e privados, representantes da saúde e secretarias de Natal.

No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença, entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, devido à falta de diagnóstico precoce e dificuldade do acesso ao tratamento especializado. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão registrados no país, cerca de 7.930 casos novos por ano, em crianças e adolescentes — uma média de 134 casos para cada 1 milhão de jovens. Destes novos casos, 4.230 são em crianças do sexo masculino e 3.700 do sexo feminino. No Rio Grande do Norte, o número é de 130 casos novos, por ano, sendo 70 em meninos e 60 em meninas.

A taxa de sobrevida nacional é estimada em 64%, mas essa realidade não é homogênea: nas regiões sul e sudeste, ela alcança 70% a 75%; já no nordeste, é de aproximadamente 60%. Isso nos mostra que a desigualdade também afeta o direito à vida.

A CDP registrou em seus 30 anos de atividade, até julho de 2025, 2.079 crianças e adolescentes acolhidos com câncer ou doenças hematológicas crônicas. Destes acolhidos, 1.327 usuários foram cadastrados com câncer infantojuvenil, o que equivale a 64% do total dos registros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *