RN tem mais de 54 mil domicílios em risco de insegurança alimentar

O Rio Grande do Norte possui 54.754 domicílios que estão em risco de insegurança alimentar. Os números são da Triagem para Risco para Insegurança Alimentar (TRIA), aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) referente ao período de novembro de 2023 a maio de 2025.

A inclusão das perguntas para Triagem de Risco de Insegurança Alimentar no SUS visa identificar se o domicílio se encontra com dificuldades de acesso aos alimentos, na perspectiva do monitoramento dessa situação e possibilidades de promoção da articulação intersetorial para garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

De novembro de 2023 a maio de 2025, o RN aplicou o questionário em 571.095 domicílios, e 9,6% se enquadrou no risco de insegurança alimentar. Esse percentual coloca o estado acima da média nacional (7,1%) e ligeiramente abaixo da média do Nordeste (10,9%).

O trabalho de aplicar o TRIA, sob responsabilidade dos municípios, é conduzido pelas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), que devem realizar, dentre outras ações adequadas ao território:

– Avaliação do estado nutricional e dos marcadores de consumo alimentar dos seus moradores e prestar os cuidados em saúde necessários;

– Articulação e encaminhamento para os serviços de proteção social e acesso à alimentação adequada e saudável; e

– Orientação para a organização de ações, programas e políticas que garantam a segurança alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *