UFRN: Professor Marcos Nascimento lança livro sobre Geoparques Mundiais da UNESCO

O Prof. Marcos A. L. do Nascimento, docente do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, membro da Cátedra UNESCO em Geodiversidade e Geoconservação, e Coordenador Científico do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO é um dos organizadores do recém-lançado livro “Geopatrimônio em Geoparques no Brasil”, em conjunto com o Prof. Caiubi Kuhn, da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador Científico do Projeto Geoparque Chapada dos Guimarães. A obra foi publicada pela FEBRAGEO/AGEMAT/GEOCLUBE.

A publicação conta com 153 páginas, possuindo 13 capítulos, sendo 6 sobre Geoparques Mundiais da UNESCO (Araripe, Seridó, Caminhos dos Cânions do Sul, Quarta Colônia, Caçapava e Uberaba) e 5 Projetos de Geoparques (Chapada dos Guimarães, Costões e Lagunas, Corumbataí, Serra de Sincorá e Cachoeira do Amazonas), além de um capítulo dedicado a sítios geológicos relevantes no Brasil e um de introdução ao livro. Além de organizador da obra, o Prof. Marcos Nascimento escreveu os capítulos 1. Introdução: Cenários internacional, nacional e exemplos e 3. Seridó Geoparque Mundial da UNESCO: Geopatrimônio no Nordeste brasileiro.

A obra reúne a contribuição de dezenas de profissionais e instituições comprometidas com a valorização do patrimônio geológico brasileiro. Ela apresenta uma síntese inédita dos Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil, de vários projetos em fase de candidatura e de áreas geologicamente relevantes em diferentes regiões do país, consolidando-se como uma das mais completas referências geocientíficas produzidas nos últimos anos.

Para o professor Marcos Nascimento, o livro é de suma importância para apresentação, promoção e divulgação do patrimônio geológico em territórios de Geoparques Mundiais da Unesco no Brasil, e para a popularização do conhecimento geocientífico. “O Brasil é um dos países mais ricos em geodiversidade e, atualmente, parte dela se destaca enquanto patrimônio geológico em seis territórios com chancela da Unesco junto ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *