Ele foi um dos melhores nomes no comando do Incra nacional, desempenhando papéis decisivos, como também foram Plínio de Arruda Sampaio, Rolf Hackbar, Raul Jungmann.
Na sua gestão, durante o governo Bolsonaro, Geraldo Filho ampliou titulações individuais em assentamentos, definiu política de titulação considerada a mais agressiva das últimas décadas, e teve forte articulação com o setor do agronegócio.
S.PAULO
E agora, economista e produtor rural Geraldo Melo Filho foi confirmado como o futuro titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, assumindo o cargo a partir de 2026.
A escolha, feita pelo governador Tarcísio de Freitas, sinaliza um reforço da presença de quadros ligados ao agronegócio nas principais pastas estratégicas do estado.
Potiguar de atuação nacional, GMF presidiu o Incra entre 2019 e 2022, período em que ganhou notoriedade pela interlocução direta com o setor produtivo. Atualmente, comanda o Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização de forte influência no Congresso e referência para entidades do campo.
A indicação do nome dele teve apoio interno na própria secretaria, especialmente do atual titular, Guilherme Piai, que deixará o cargo no fim de 2025 para disputar as eleições de 2026. A chegada de Melo Filho é vista como uma estratégia do governo paulista para fortalecer a relação com o agronegócio em um momento em que o setor se mantém como motor econômico do estado e ativo político de peso.
