Potiguar Geraldo Melo Filho assume protagonismo e é escolhido para comandar o Agro paulista em 2026

Ele foi um dos melhores nomes no comando do Incra nacional, desempenhando papéis decisivos, como também foram Plínio de Arruda Sampaio, Rolf Hackbar, Raul Jungmann.

Na sua gestão, durante o governo Bolsonaro, Geraldo Filho ampliou titulações individuais em assentamentos, definiu política de titulação considerada a mais agressiva das últimas décadas, e teve forte articulação com o setor do agronegócio.

S.PAULO

E agora, economista e produtor rural Geraldo Melo Filho foi confirmado como o futuro titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, assumindo o cargo a partir de 2026.

A escolha, feita pelo governador Tarcísio de Freitas, sinaliza um reforço da presença de quadros ligados ao agronegócio nas principais pastas estratégicas do estado.

Potiguar de atuação nacional, GMF presidiu o Incra entre 2019 e 2022, período em que ganhou notoriedade pela interlocução direta com o setor produtivo. Atualmente, comanda o Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização de forte influência no Congresso e referência para entidades do campo.

A indicação do nome dele teve apoio interno na própria secretaria, especialmente do atual titular, Guilherme Piai, que deixará o cargo no fim de 2025 para disputar as eleições de 2026. A chegada de Melo Filho é vista como uma estratégia do governo paulista para fortalecer a relação com o agronegócio em um momento em que o setor se mantém como motor econômico do estado e ativo político de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *