Arquivo do Autor: vlaudey

Vinte anos após morte, legado de Aluízio Alves inspira e resiste

A data de 6 de maio faz parte da memória e da história política do Rio Grande do Norte. Este ano completa 20 anos da morte do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves.

“Dia inesquecível de dor, e hoje de saudades, na minha vida”, diz o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, que recebeu o legado político do pai em 1970, um ano depois da cassação do mandato parlamentar de Aluízio Alves, em 1969, quando exercia o quinto mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Henrique Eduardo relembra que o pai, quando ia a Brasília, especulava porque o filho não assumia cargo importante na Câmara Federal, mas respondia da seguinte forma: “Difícil ser seu filho na Camara! Onde vou, sou o filho de Aluízio! Destino cruel, ele morre em maio (2006), e me elejo Líder do MDB em dezembro numa bancada de 72 deputados e fui reeleito seis vezes por aclamação, o Rio Grande do Norte apenas com oito deputados e depois eleito presidente da Câmara em primeiro turno, com quatro deputados”.

Em relação ao governo Aluízio Alves (1961/1966), Henrique Eduardo cita fatos que considera importantes, “como a luta dele para trazer energia da hidrelétrica de Paulo Afonso (BA) para o nosso Estado” e a criação das casas populares, na Cidade da Esperança (Zona Oeste de Natal), “que serviu de modelo para a América Latina e deu origem ao BNH”.

Segundo Henrique, o pai também foi um político que estava à frente do seu tempo, pela participação popular nas campanhas eleitorais – “não se contentava apenas em contato com lideranças políticas, com os partidos, eram importantes, mas a relação dele era com o povo mesmo”.

Aluízio Alves morreu aos 84 anos. Nascido em 11 de agosto de 1921, em Angicos, e aos 11, era o relator da ata oficial de criação do Partido Popular em Natal. E aos 23 anos era eleito deputado constituinte em 1945, com a redemocratização do país após a queda da Ditadura Vargas (1930/1945).

Cerro Corá: Prefeito sanciona lei que obriga Caern a reparar buracos e valas decorrentes de obras

O prefeito Maciel dos Santos Freire (MDB) sanciona lei aprovada na Câmara Municipal, para obrigar a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a realizar reparos de buracos, valas ou escavações nas vias e logradouros públicos decorrentes de obras. A recomposição deverá obedecer aos padrões técnicos da Secretaria Municipal de Obras, respeitando pavimentação original, drenagem e acessibilidade.

Conforme a lei publicada no “Diário Oficial dos Municípios” desta terça-feira (6), a Caern deverá informar previamente ao Município o local da intervenção, natureza da obra e prazo estimado. Em obras emergenciais, a comunicação deverá ocorrer em até 24 horas.

Segundo a lei, a Caern será responsável pelo preenchimento, compactação e recapeamento asfáltico ou recomposição da pavimentação no padrão original, bem como pela recomposição de calçadas passeios públicos e demais áreas atingidas.

Os reparos deverão ser realizados no prazo máximo de 72 horas contados do término das obras. Em obras de grande porte, a Caern deverá apresentar justificativa técnica com novo prazo, não superior a 30 dias.

Na impossibilidade de reparo definitivo no prazo estabelecido, deverá ser realizado reparo provisório garantindo segurança e trafegabilidade. O não cumprimento dos prazos autoriza o Município a realizar os reparos e cobrar integralmente os custos da Caern, acrescidos de multa administrativa de 10%.

Cachaça seridoense homenageia Manoel de Brito

Em clima de tradição e criatividade, o empresário Dadá Costa promove, no próximo dia 16 de maio, o lançamento da Meladinha, uma versão especial da Cachaça Samanaú com mel de abelha, criada em homenagem a Manoel de Brito.

LANÇAMENTO

O encontro será no Bar de Nazaré, no tradicional Beco da Lama, em Natal, a partir das 10h, reunindo amigos e apreciadores em uma manhã que promete sabor, memória e boas conversas.

QUEM É

Manoel de Medeiros Brito é seridoense de Jardim do Seridó. Foi secretário em vários governos do Rio Grande do Norte e Conselheiro aposentado do Tribunal de Costas do Estado.

Samanda é uma ameaça real à reeleição de Zenaide

A disputa pelas cadeiras do senado no RN, já começa a demonstrar o quadro de concorrência ferrenha, revelando o fortalecimento da pré-candidatura da vereadora de Natal, Samanda Alves (PT).

Para especialistas, há avaliações de que a candidata ao senado pelo PT, pode tirar a vaga da atual senadora Zenaide Maia (PSD) no pleito deste ano.

O sistema político liderado pela governadora Fátima Bezerra da governadora, tem Samanda como a candidata prioritária ao Senado.

Foto: Mossoró Agora

RN pode perder acesso a emendas

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte identificou um risco direto para a execução de emendas parlamentares no estado a partir de 2026.

Levantamento aprovado pelo plenário mostra que nenhum dos 168 portais analisados, incluindo o do Governo do Estado e das 167 prefeituras, cumpre integralmente as exigências de transparência estabelecidas pela Resolução nº 034/2025 e pelo Supremo Tribunal Federal.

Sem adequação, gestores podem ficar impedidos de executar emendas, já que a liberação dos recursos passará a depender da chamada Certidão de Regularidade.

O diagnóstico aponta falhas estruturais. Informações básicas não são divulgadas de forma completa. Em muitos casos, não é possível identificar o parlamentar autor da emenda, o vínculo com a lei orçamentária, a localidade beneficiada ou o prazo de execução. Esses elementos são considerados essenciais para garantir rastreabilidade e controle social.

Do NA HORA H

De volta ao “ninho”católico”

Ao final da missa dominical à noite, o pároco de Sant’Ana, padre Edson Medeiros fez um registro, o qual disse ter compartilhado com o bispo diocesano de Caicó, dom Antônio Ranis.

“Não sei, tratar-se de um fenômeno local ou nacional, mas eu e os outros padres da cidade, recebemos confirmações de que, pelo menos vinte pessoas evangélicas voltaram à igreja católica”.

Salientou que, há casos até de evangélicos “raízes”, voltando ao catolicismo.

Carlos Eduardo não disputará o senado

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves(União Brasil) divulgou nota/comunicado na manhã desta terça-feira,5, confirmando que não será candidato ao Senado no palanque do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Alega falta de fundo partidário necessário para a disputa.

Comunicado

Comunico aos meus amigos e amigas de Natal e de todo o Rio Grande do Norte, que nos últimos meses me incentivaram a ser candidato a Senador da República, que após entendimento com o pré-candidato a governador Alysson Bezerra, ficou decidido que não serei candidato ao Senado da República.

Alysson Bezerra me comunicou que a direção nacional do partido União Brasil informou que nessa eleição a prioridade é a eleição de deputados federais e governador e que não haverá disponibilidade do fundo eleitoral partidário para candidatura ao Senado no Rio Grande do Norte.

Agradeço o empenho dos dirigentes do União Brasil no Rio Grande do Norte para viabilizar a nossa candidatura ao Senado.

Como fiz ao longo de toda a minha vida pública, com ou sem mandato, seguirei sempre a disposição de Natal e do Rio Grande do Norte, disposto a contribuir para o debate qualificado e para o avanço do nosso estado.

O desafio de Allyson: A diferença entre a novidade e o novo

O candidato, já foi dito mil vezes, é como noivo: acredita que tudo dará certo. Nem por isso, pela força da oralidade dos falares populares, não é líquida e certa a vitória do ex-prefeito Allyson Bezerra para subir a rampa da governadoria. O primeiro desafio a vencer é perceber que há uma diferença entre a novidade e o novo. Mesmo bem avaliado pelo eleitorado que governou ao longo de seis anos, eleito e reeleito que foi e sempre com as mais amplas e vantajosas maiorias.

Ao desmontar a estrutura do grupo Rosado exaurido, venceu o vício de uma oligarquia de meio século que não soube ser uma escola capaz de formar quadros além da própria família, até cair na própria exaustão. E foi esse o sinal que o muito jovem engenheiro soube perceber, depois de conquistar uma cadeira na Assembleia e se eleger prefeito de Mossoró duas vezes. Ali, antes de qualquer outro fato de grande relevância, pesou o desejo de mudança que a tradição subestimou.

Não se pode negar, a menos que os antolhos tapem a visão, que sua imagem de candidato continua bem avaliada, mas, agora, os atritos serão outros, mais fortes e bem menos controláveis do que foram na luta localizada, preponderantemente, em Mossoró. Serão novos os condimentos e outros os desafios que vão temperar sua campanha majoritária ao governo. O jogo de forças vai além dos pesos e contrapesos de uma campanha municipal e contra aquela oligarquia exaurida.

O quadro põe em relevo, mais uma vez, o maniqueísmo montado nos polos do bem e do mal e sua candidatura, em que pesem as equidistâncias do bolsonarismo e do lulismo, não significa que será mais fácil manter o grande espaço que hoje ostenta. As pesquisas mostram que só bastou o nome de um Bolsonaro, de Flávio, o filho legítimo do bolsonarismo, para manter a força de uma polarização que já existia, mas que teria descido pelo ralo com a candidatura de Tarcísio de Freitas.

O seu grande desafio está na formulação de um marketing que chegue forte e persuasivo no campo do imaginário, sob o risco de assistir que a força do lulismo faça do candidato Cadu Xavier, do PT, o papel do outro polo.

De Vicente Serejo

Exposição “Mães do Juvino 2026” é aberta na ALRN e reforça valorização da pessoa idosa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abriu oficialmente, nesta terça-feira (5), a exposição “Mães do Juvino 2026”, em solenidade realizada no Salão Nobre Deputado Iberê Ferreira de Souza. A mostra foi lançada pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), marcando o início de mais uma edição de um projeto que une sensibilidade social, arte e cidadania. Em sua 11ª edição, a exposição chega com o tema “Copa da Vida”, inspirado no clima da Copa do Mundo de 2026, e propõe uma reflexão sobre o envelhecimento e o papel da sociedade na promoção da dignidade da pessoa idosa. A iniciativa destaca a importância de ampliar o olhar coletivo para uma causa que exige cuidado, respeito e valorização contínua. O ato foi acompanhado pelos alunos da Escola Estadual Professor Luis Soares, que visitavam a Casa Legislativa.
 
“Dessa 11ª amostra, eu quero saudar e parabenizar Elias Medeiros, que é um batalhador, que faz questão de mostrar um trabalho tão belo que essa Casa faz, que é uma referência do estado do Rio Grande do Norte, e traz dignidade para pessoas que trabalharam a sua vida toda e que merecem ter a dignidade de ter um canto e um recanto que possa dar um certo conforto, mas que possa ter, acima de tudo, amor. Essa é a palavra que eu acho que a gente precisa espalhar cada vez mais no mundo. Respeito e amor às pessoas”, disse Ezequiel.

João Faustino será homenageado pela Comissão de Educação da Câmara federal

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (6) , às 10h30, sessão de homenagem ao ex-deputado federal João Faustino. A iniciativa é do deputado Benes Leocádio, que preside a comissão no legislativo federal. A sessão tem como pauta a aprovação de Moção de Aplauso a João Faustino pelo conjunto de sua trajetória na vida pública.

O reconhecimento abrange sua atuação no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e sua contribuição ao fortalecimento das políticas educacionais no Brasil.João Faustino presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 1983, tornando-se o primeiro deputado federal do Rio Grande do Norte a ocupar o cargo.

O fato é destacado pelo autor da proposta como marco histórico para a representação política do estado no Congresso Nacional.

A desenvoltura e a capacidade, que sempre demonstrou nos cargos exercidos, levaram João Faustino a cumprir funções relevantes. Na juventude, revelou o interesse pela política e os destinos da nação, tanto que participou do movimento universitário e presidiu a União Estadual dos Estudantes (UEE).

Nos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e em São Paulo, na gestão de José Serra, teve atuações relevantes que contribuíram para políticas públicas exitosas nessas administrações.