Agenda faz parte dos compromissos de Missão Técnica no país europeu, por ocasião da 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa
Abertura do mercado português para empresas potiguares, intercâmbio profissional e promoção do turismo potiguar. Esses foram os temas tratados pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, durante reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, realizada nesta terça-feira, 11, em Lisboa.
Na ocasião, Queiroz explicou que, em 2025, ocorrerá a implementação da terceira edição do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Rio Grande do Norte, fruto de uma colaboração entre a Apex Brasil e o Senac RN. A iniciativa visa capacitar micro, pequenas e médias empresas de diversas regiões do estado para o mercado internacional, oferecendo consultorias especializadas que abrangem diagnóstico, planejamento estratégico e desenvolvimento de mercado.
“O mercado português é importante para as empresas potiguares e, desde já, vimos pedir o apoio da embaixada nas ações de internacionalização que vamos desenvolver com 200 empresas do estado. Também temos parcerias exitosas com redes hoteleiras portuguesas, que recebem nossos ex-alunos para intercâmbio profissional. Essa pode ser mais uma ponte de expansão de parcerias”, afirmou Queiroz.
O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Costa, destacou que o intercâmbio profissional realizado pelo Senac é importante, pois também prepara a nossa mão-de-obra para atender os turistas portugueses que procuram o estado. Ele reforçou que, atualmente, Portugal é o terceiro país que mais envia visitantes ao RN. “Ter essa expertise é um diferencial, especialmente diante de um cenário onde percebemos uma nova onda de interesse do português em viajar para o estado. Estamos com Ponta Negra totalmente reposicionada com a obra da engorda e a Fecomércio, juntamente com todo o trade, está desenvolvendo esforços para promover o destino”, disse.