
Considerada a sétima arte, o cinema é responsável por reunir diversas pessoas para prestigiar obras audiovisuais e instigar, no público, o pensamento crítico acerca de determinado assunto.
É nesse sentido que nasce o projeto de extensão CineSeridó: exibição de filmes educativos no Seridó Potiguar, da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN). Trata-se de um cineclube que realiza, até o mês de novembro, exposições fílmicas, além de buscar envolver os participantes em atividades complementares, como oficinas e mesas-redondas.
Um cineclube é um espaço democrático, educativo, político e sem fins lucrativos que contribui, também, para a formação do público, por promoverem rodas de discussões. As obras exibidas colocam o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas e culturas. Entre os principais objetivos de um cineclube, estão: refletir sobre a linguagem e o cinema, possibilitar a experiência fílmica como ferramenta de educação e estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo.
Como resultado das ações do projeto, a exibição do primeiro filme acontece na próxima segunda-feira, 14, a partir das 19h, na Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos.
A obra escolhida é Que horas ela volta? cujo eixo temático está baseado nas desigualdades sociais e tem como protagonista a atriz Regina Casé.