A segunda edição do Prêmio Inovação das Águas Potiguares será realizada durante a Semana da Água 2025, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN).
O evento tem como objetivo reconhecer iniciativas que se destacam pela contribuição à segurança hídrica, à gestão e ao uso sustentável dos recursos hídricos, à valorização de expressões culturais e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os serviços públicos relacionados à gestão da água no estado. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de março.
Categorias do Prêmio
Podem concorrer ao Prêmio Inovação das Águas Potiguares iniciativas enquadradas nas seguintes categorias:
Experiências com Tecnologias Sociais no Semiárido Nordestino: produtos, dispositivos, equipamentos, processos, procedimentos ou metodologias voltadas à gestão da água.
Produções Tecnológicas: softwares, jogos digitais, inteligência artificial ou automação industrial aplicados às águas.
Produções Científicas: artigos, livros, atlas, mapas e podcasts sobre gestão hídrica.
Produções Artísticas: fotos, vídeos, poesias, músicas e grafites com a temática da água.
Relatos de Experiência: histórias sobre a relação das mulheres com a água.
Novidade: “Estudantes Guardiões das Águas”
A edição 2025 traz como novidade a categoria “Estudantes Guardiões das Águas”, destinada a reconhecer iniciativas desenvolvidas por alunos e professores de escolas públicas do Rio Grande do Norte. Os projetos devem se destacar pela contribuição à segurança hídrica, à gestão e ao uso sustentável da água no ambiente escolar.
Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em grupo:
Projetos de Gestão Sustentável da Água na Escola: iniciativas que promovam o uso eficiente da água, reutilização e conscientização ambiental.
Relatos de Experiência: boas práticas desenvolvidas na escola, na comunidade escolar ou em comunidades tradicionais.
Produção Científica (Redação): texto dissertativo-argumentativo sobre temas relacionados à gestão da água e sustentabilidade.