“O Agente Secreto”, novo filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, que tem no elenco a atriz potiguar Tânia Maria, 78 anos, cotada ao Oscar 2026 pela revista “Variety” e pelo site especializado “The Hollywood Reporter”, estreou no último sábado (25) nos cinemas de Natal. A estreia nacional está prevista para o dia 6 de novembro.
O longa acompanha a história de Marcelo, interpretado pelo ator Wagner Moura, um professor especializado em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em 1977 com o objetivo de recomeçar a vida, mas, ao chegar à capital pernambucana em plena semana de carnaval, em plena ditadura militar, se vê envolvido em uma rede de conspirações e espionagem ao tentar descobrir segredos sobre sua mãe e fugir de seu próprio passado.
Já a seridoense Tânia Maria, moradora do povoado da Cobra, no município de Parelhas, interpreta Sebastiana. Ela é a dona de um prédio onde funcionava um “aparelho” que abrigava dissidentes da ditadura militar brasileira na década de 1970, entre os quais Marcelo, personagem de Wagner Moura.
“O Agente Secreto” foi ovacionado na estreia em maio no 78ª Edição do Festival de Cannes. O filme obteve duas premiações: melhor ator para Wagner Moura e melhor diretor para Kleber Mendonça Filho. A Palma de Ouro ficou com o longa “Um simples Acidente”, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.
Na última quarta-feira (22), o filme teve uma sessão de pré-estreia em Natal, com a participação de Tânia Maria e do ator potiguar Kaiony Venâncio, que interpreta o personagem Valmir, um estivador que trabalha no Porto de Recife, mas, na verdade, é um matador de aluguel.
O longa tem ainda no elenco a também potiguar Alice Carvalho, que, ao lado do restante das estrelas do filme, passou pelo tapete vermelho do Festival de Cannes ao som de uma orquestra de frevo.
