Sete pesquisadores da UFRN estão entre os mais influentes de 2025

Sete pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão entre os cientistas mais influentes do mundo em 2025, segundo levantamento anual divulgado pela Elsevier, uma das maiores editoras científicas internacionais. O ranking considera o impacto das pesquisas com base nas citações recebidas em 2024 e destaca nomes de excelência em diversas áreas do conhecimento.

Os sete docentes da UFRN citados na lista são: Carlos Alberto Martínez-Huitle, Kássio Michell Gomes de Lima, Madras Viswanathan Gandhi Mohan, João Medeiros de Araújo, Rafael Chaves, Edward J. Tehovnik e Eudenilson Lins de Albuquerque.

O ranking que lista os cientistas mais influentes do planeta é elaborado anualmente pela Elsevier, em parceria com a Universidade de Stanford (EUA). A partir de dados da base internacional Scopus, o levantamento identifica os pesquisadores que figuram entre os 2% com maior impacto científico em suas áreas de atuação, levando em conta o número de citações recebidas por suas publicações.

A metodologia utiliza um indicador composto (c-score), que considera variáveis como o total de citações, o índice h, o índice h ajustado por autoria (Hm-index) e o número de citações em trabalhos de autor único, primeiro autor ou último autor. A presença de pesquisadores em posições de destaque no ranking é frequentemente associada à visibilidade internacional e ao reconhecimento da relevância científica de suas produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *