O Cadastro Único (CadÚnico), sistema essencial para a inclusão de famílias de baixa renda em diversas políticas públicas, será modernizado a partir do próximo mês de março. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que lançará a nova plataforma nesta terça-feira (18), em Brasília.
A atualização promete trazer uma série de inovações, incluindo sistemas de capacitação, monitoramento de fraudes e a possibilidade de acessar relatórios detalhados sobre os dados inseridos, tudo isso por meio do Portal de Gestão do Cadastro Único. Atualmente, o CadÚnico é utilizado para programas como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa Minha Vida, além de servir para a seleção de beneficiários em políticas locais por governos estaduais e municipais. Em janeiro de 2025, o sistema contava com 40,6 milhões de famílias cadastradas.
Uma das principais novidades é que, a partir do dia 1º de março, o formulário cadastral estará acessível offline, permitindo a coleta de dados em locais sem conexão à internet, utilizando tablets e celulares. O MDS ressaltou que as informações a serem cadastradas permanecem as mesmas desde as últimas atualizações em 2024.