Câmara de Currais Novos terá Escola do Legislativo, que terá o nome de “José Bezerra Gomes”
Na sessão ordinária dessa quinta-feira (20), será lido o projeto de lei que Institui a Escola do Legislativo “José Bezerra Gomes”, no âmbito da Câmara Municipal de Currais Novos.
QUEM É
José Bezerra Gomes nasceu no sítio Brejuí, município de Currais Novos (RN), a 9 de março de 1911.
Pertencente à tradicional família, seu pai, Napoleão Bezerra de Araújo Galvão, era filho do Coronel José Bezerra de Araújo Galvão e cunhado do Desembargador Tomaz Salustino; sua mãe, D. Veneranda Bezerra de Melo, filha do Coronel Luiz Gomes de Melo Lula e D. Maria Idalina da Rocha.
Gomes, como era chamado em família, viveu a sua infância no sertão do Seridó, sua terra-berço, “cenário e drama de toda sua criação literária” (8).
Fez o curso primário no Grupo Escolar Capitão-mor Galvão, em Currais Novos, e o ginasial de madureza no Atheneu Norte-rio-grandense, Natal.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo colado grau no dia 7 de Setembro de 1936.
Dr. Gomes não quis seguir a carreira jurídica. Embora inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, quase não exerceu a advocacia.
Voltando a morar em Currais Novos (1941), fez uma incursão pela política partidária. Tinha, diga-se de passagem, ideias socialistas. Eleito vereador à Câmara Municipal de Currais Novos, apresentou projeto de lei, instituindo a Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura de Currais Novos, “com a função de órgão destinado a zelar pelo patrimônio histórico e cultural do Município”. (9). Foi o primeiro diretor e organizador do referido órgão.