Deputados votarão projeto de lei para regulamentar eleição de “governador tampão”

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), afirmou que o projeto de lei que estabelecerá as regras da eleição indireta para o mandato-tampão de governador e vice está pronto, com previsão para votação em plenário na próxima semana.

“Esse projeto já foi confeccionado, já passou na reunião de líderes e teve a dispensa de tramitação nas comissões internas. Eu pedi para dar celeridade a esse texto. Vou trazer para o plenário, fazer a votação dele e depois encaminhar para o governo, para que o governo sancione”, informou o presidente da ALRN.

Ezequiel reforçou que a Assembleia Legislativa “estará pronta para que, se houver a dupla vacância, possa-se ter a eleição [indireta] o mais rápido possível”.

“O que estamos fazendo é preparando a votação do projeto de lei, que muito provavelmente ocorrerá depois do Carnaval. Depois que o texto for votado e sancionado pela governadora, estaremos aptos e prontos para, se houver a dupla vacância, fazer a votação na Assembleia Legislativa”, explicou, enfatizando que a eleição indireta só ocorrerá caso a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB) renunciem de fato ao cargo para disputar as eleições de 2026.

Fátima confirmou que renunciará ao cargo, no início de abril, para disputar uma vaga no Senado Federal. Já Walter anunciou que declinará do direito de assumir a cadeira da governadora para se candidatar a deputado estadual.

Além disso, o presidente estadual do MDB comunicou o rompimento da aliança com o PT para apoiar a pré-candidatura a governador do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF) durante a deflagração da “Operação Mederi”.

Em se confirmando esse cenário, os deputados estaduais potiguares elegerão um novo governador e vice para um mandato-tampão até janeiro de 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *