Felcs celebra 10 anos e oferece nova pós-graduação

Situada em Currais Novos, a 180km de Natal, a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) contribui para a formação de profissionais oferecendo seis cursos de graduação. Já no terreno da pós-graduação, o campus traz novidades: em 2024 a unidade verá a inauguração do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) na UFRN e celebrará uma década do Programa de Pós-Graduação em Letras (ProfLetras).

O Profiap é oferecido em diversas universidades do Brasil e chega na UFRN graças a um edital lançado pelo Comitê Gestor Nacional do projeto em novembro de 2023. A Felcs foi selecionada como o lar do curso por ter apresentado uma proposta que cumpria os requisitos do documento. O programa contará com professores da Felcs e do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). Este será o primeiro mestrado externo à UFRN a chegar em Currais Novos.

Em agosto, o Profiap receberá a sua primeira turma. Segundo Antônio Batista da Silva Oliveira, coordenador do curso, a expectativa é a realização de ações como pesquisas, parcerias, eventos e projetos, promovendo o desenvolvimento regional. “Esse mestrado tem metade das vagas para servidores e a outra metade para qualquer pessoa interessada, o que também vai gerar um intercâmbio de ideias muito rico”, afirma Antônio.

O mestrado profissional terá duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. De acordo com Antônio, há planos de ampliar o nível da Felcs no campo internacional, o que pode ser um fator de crescimento profissional, científico e socioeconômico para a região. Além disso, a meta é, futuramente, instituir um curso de doutorado.

“É um programa que há muito tempo tínhamos desejo de implantar aqui em Currais Novos”, afirma Alexandro Gomes, diretor da Felcs. Para o diretor, o curso vai contribuir para o fortalecimento da pós-graduação no interior.