Isolda e Samanda querem criar vice-presidências regionais do PT

Pela primeira vez na história, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte terá a presidência dividida em quatro mãos. A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal, Samanda Alves, foram eleitas para o cargo em chapa coletiva. A chapa foi trabalhada pelo deputado estadual Francisco do PT.

O processo eleitoral interno interrompeu a hegemonia da tendência liderada pelo deputado federal Fernando Mineiro, que foi derrotado com a candidatura da deputada estadual Divaneide Basílio, que ainda recebeu o apoio da deputada federal Natália Bonavides.

A participação da militância surpreendeu. Quase 7 mil petistas foram às urnas em 91 municípios potiguares. Dos 6.600 votos válidos, 55% foram para Isolda e Samanda, enquanto Divaneide Basílio recebeu 42%. Outros 3% para o candidato Jorge de Lima.

Isolda e Samanda ganharam a disputa com o discurso de resgate do papel histórico das lutas populares e de valorizar o partido nas regiões do interior do estado. Essa proposta ganhou apoio das lideranças municipais, que defendem que as decisões do PT potiguar precisam sair da centralização de Natal para ter maior importância no interior.

Entre as propostas da chapa coletiva estão a criação de vice-presidências regionais, implantação de núcleos de comunicação e formação nos territórios, promoção de atos em todas as regiões do estado e regras democráticas para a distribuição dos recursos eleitorais.

“Essa vitória não é só nossa. É de todas e todos que acreditam num PT que cresce com organização, presença popular e compromisso com a nossa militância. O PT sai desse processo fortalecido”, afirmou Isolda Dantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *