Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN), o programa Trilhas Potiguares divulgou nesta terça-feira, 18, a lista de cidades contempladas com a ação. Ao todo, são 15 municípios, sendo oito em suplência no momento. As ações coletivas, segundo o edital de seleção, acontecem entre 27 de julho e 2 de agosto. A organização do programa também informa que o prazo para assinatura do termo de compromisso se encerra em 11 de abril.
Foram selecionadas as seguintes cidades: Montanhas, Senador Georgino Avelino, Bento Fernandes, Riacho da Cruz, Lagoa Nova, Afonso Bezerra, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Brejinho, Upanema, Frutuoso Gomes, Fernando Pedroza, Serra Negra do Norte, Monte das Gameleiras e Jucurutu. Para interpor recursos, os representantes dos municípios devem encaminhar o pedido de reconsideração para trilhas@proex.ufrn.br.
O programa Trilhas Potiguares procura criar uma ponte entre a UFRN e as cidades que se situam no interior do estado, contando com alguns critérios. Os parâmetros que o Trilhas considera são IDH e IDEB do município; participação em anos anteriores; condições de trabalho e segurança oferecidas; e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores. Diferentemente das edições anteriores, não há mais o limite de até 15 mil habitantes para receber o Trilhas.
O projeto pretende ainda se modernizar para dar mais qualidade às ações realizadas. Nesse sentido, a Coordenadoria de Ações Comunitárias da Proex indica que haverá melhorias no material oferecido aos trilheiros, que ainda está em planejamento.