MEC abre prazo para isenção da taxa da Prova Nacional Docente 2025

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND) 2025, no valor de R$ 85, começou nesta segunda-feira (30) e segue aberto até a próxima sexta-feira (4). Os pedidos devem ser feitos exclusivamente por meio do Sistema PND, disponível online.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND será aplicada anualmente e funcionará como um instrumento de avaliação para o ingresso na carreira docente da educação básica pública. A edição deste ano está marcada para o dia 26 de outubro.

Voltada para licenciados e estudantes que concluem cursos de licenciatura em 2025, a PND tem sido informalmente chamada de “CNU dos Professores” — em referência ao Concurso Nacional Unificado — por poder ser usada pelas redes públicas como etapa única ou complementar em concursos e processos seletivos de professores.

Quem pode solicitar isenção?
Para garantir a gratuidade na inscrição, o candidato deve atender a pelo menos um dos critérios abaixo:

Estar inscrito no Enade 2025 por sua instituição de ensino superior (IES) por ser concludente de licenciatura;
Ser membro de família de baixa renda inscrita no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759 em 2025);
Ser doador de medula óssea, conforme legislação vigente e em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O resultado preliminar do pedido de isenção será divulgado no dia 7 de julho. Caso o candidato tenha o benefício negado, poderá interpor recurso entre 7 e 11 de julho. A versão final da lista de isentos será disponibilizada em 14 de julho, mesma data em que começa o período regular de inscrições, que vai até 25 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *