Como mais uma iniciativa para valorizar a história e a cultura do Rio Grande do Norte a governadora Fátima Bezerra está enviando à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que declara Patrimônio Cultural, Imaterial e Histórico do Estado do Rio Grande do Norte a música intitulada “Praieira – A Canção da Cidade do Natal”.
A autoria da música é de Othoniel Menezes (1895-1969) e a melodia do maestro Eduardo Medeiros (1867-1961), e foi inspirada na aventura de pescadores que, em três barcos a vela, viajaram para o Rio de Janeiro nas comemorações do centenário da independência brasileira em 1922.
Inicialmente, Othoniel escreveu o poema “Serenata do Pescador”, publicado em 1923, no livro “Jardim Tropical”, de sua autoria.
“O projeto visa promover a relevância histórica, cultural e artística dessa composição, que se tornou um ícone representativo da identidade musical da capital potiguar. A música “Praieira” é um legado cultural que transcende gerações, sendo entoada por potiguares e apreciadores da música regional.
Sua melodia e letra refletem a essência e peculiaridades da capital do Estado do Rio Grande do Norte, constituindo-se como um patrimônio cultural imaterial que merece ser protegido e preservado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.