O Sebrae do Rio Grande do Norte abriu inscrições para o Programa Leite & Genética, uma iniciativa que há mais de 13 anos transforma a pecuária leiteira do estado por meio de tecnologias inovadoras. O projeto busca aumentar a eficiência e a rentabilidade dos produtores, proporcionando um rebanho mais produtivo e sustentável.
A principal estratégia do programa é o uso de biotecnologias com o melhoramento genético, realizado por meio da inseminação artificial por tempo fixo (IATF). Esse método é conhecido por elevar a taxa de prenhez do rebanho, resultando em bezerros mais robustos e vacas com maior capacidade de produção de leite. Com isso, os pecuaristas conseguem aumentar a produtividade tanto na qualidade quanto na quantidade da produção leiteira “Nesses 13 anos de atividade do projeto já nasceram aproximadamente 35.000 animais por meio das IATF e FIV. Só em 2024 o programa inseminou 7.207 animais em 72 municípios do RN com uma média geral de 46% de sucesso“, afirma o gestor da área pecuária do Sebrae-RN, Luis Felipe.
Para garantir que os produtores tenham acesso a essa tecnologia de ponta, o Sebrae-RN oferece um subsídio de até 70% no valor do pacote do programa. Essa condição especial reduz consideravelmente o investimento necessário, tornando o projeto acessível a um número maior de pecuaristas interessados em melhorar seus resultados.
Serviço:
Programa Leite & Genética
Inscrições até 30 de maio de 2025
Informações e inscrição:
https://material.rn.sebrae.com.br/leite-genetica
Luis Felipe – Gestor do Programa Leite e Genética
84 99654-8777
luisfelipe@rn.sebrae.com.br