Thabatta processa Sargento Gonçalves após fala transfóbica

A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) afirmou que processou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) por ter sido chamada no masculino, como “vereador”, no plenário da Câmara dos Deputados. Thabatta é a primeira vereadora trans de Natal.

A fala de Gonçalves ocorreu em sessão da Câmara na quarta-feira (9), um dia depois que Pimenta se posicionou contra a concessão de título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela relatou que sua mãe, profissional de saúde, morreu de Covid-19 antes de conseguir se vacinar — segundo a parlamentar, por responsabilidade direta do então presidente, que atrasou a compra das vacinas. Gonçalves, então, fez um pronunciamento no plenário em Brasília para defender a homenagem, debochando da bancada de oposição de Natal pelos protestos.

“A todos os vereadores da extrema esquerda e, em especial, ao vereador Thabatta digo: podem chorar, pois o choro é livre. O presidente Bolsonaro, o melhor presidente do Brasil, e é o ex-presidente mais querido do nosso país”, disse.

Thabatta foi às redes sociais e afirmou que “mesmo depois de ouvir tudo aquilo, depois da minha fala, da perda da minha mãe, eu ainda tenho que ouvir uma fala criminosa dessa, de um deputado federal aqui do Rio Grande do Norte. É claro que não vai ficar impune, como nada criminoso à minha pessoa, à minha família fica.”

“Tudo partiu de uma fala do que eu sinto, do que tantas pessoas sentem nesse país. E não vai ser você, os seus amiguinhos, seus coleguinhas que vão mudar isso. A minha dor, as minhas lutas são legítimas. Eu não sei a sua, mas mais uma vez, isso não ficará impune”, disse, em outro momento, a parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *