Em uma iniciativa voltada para a preservação da memória e identidade do jornalismo potiguar, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão lançando o e-book intitulado “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar – Volume 2”. O evento de lançamento está agendado para o dia 8 de abril, às 19h, no auditório do Departamento de Comunicação Social, como parte da programação da Semana de Comunicação da universidade.
Com 254 páginas, a nova obra compila 19 entrevistas realizadas com jornalistas do estado, sob a orientação da professora Socorro Veloso, que também é uma das organizadoras do projeto. O e-book é fruto de um trabalho colaborativo com as jornalistas e pesquisadoras Alice Andrade e Jadeanny Arruda, além do publicitário e pesquisador John Willian Lopes. As entrevistas foram conduzidas durante o primeiro semestre de 2024, durante as aulas de Jornalismo Literário, uma disciplina optativa da graduação.
O prefácio da publicação é assinado pelo jornalista Tácito Costa, que já participou de outras obras da mesma coleção. O projeto gráfico foi desenvolvido por Victor Silva, do Centro de Ciências Humanas da UFRN. As entrevistas, acompanhadas de fotografias dos entrevistados, proporcionam uma viagem pela trajetória de profissionais que atuaram em redações antes da popularização da internet no Brasil, na década de 1990.
O e-book é dedicado à memória da jornalista Célia Freire, que foi entrevistada por Marina e outra estudante, Gabrielly Borges, antes de seu falecimento em outubro de 2024.