Arquivo diários:13 de junho de 2023

No Totoró, “O Esporte em Sua Vida” completa 12 anos

O Projeto Social e Esportivo, foi criado em junho de 2012, e vem formando ao longo do tempo, campeões no esporte e na vida.

São 30 crianças e adolescentes, praticando esportes e ouvindo a palavra de Deus.

O projeto, é desenvolvido em parceria com a Associação do Desenvolvimento Comunitário do Tororó – ADESCOTO, atualmente, com atividades de Atletismo, contribuído muito para o sucesso dos atletas da comunidade Totoró, em Currais Novos.

Abastecimento de cidades atendidas pelo Sistema Adutor Monsenhor Expedito será suspenso na próxima quarta-feira (14)

A Caern realiza, nessa quarta-feira (14), uma parada emergencial no sistema adutor Monsenhor Expedito, que atende 30 municípios do Estado e comunidades rurais. A interrupção no fornecimento de água se faz necessária para a correção de um vazamento próximo à cidade de Monte Alegre, além da realização de uma manutenção corretiva na Estação de Bombeamento 1, localizada no município de Nísia Floresta.

Os trabalhos terão início às 7h e previsão de conclusão para as 17h do mesmo dia. Após a conclusão, o sistema adutor será religado e o abastecimento dos 30 municípios atendidos pela Monsenhor Expedito será retomado gradualmente, conforme a pressurização da água na rede de distribuição, sendo normalizado em até 48 horas.

A Caern recomenda à população que armazene água e adote medidas de uso racional, visando garantir o abastecimento durante esse período de interrupção.

CIDADES ATENDIDAS

As cidades atendidas pelo Sistema Adutor Monsenhor Expedito são: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D`anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará.

Prefeito, vice e secretário visitam obras de pavimentação

Nesta terça-feira, o prefeito Odon visitou, com a vice-prefeita Ana Albuquerque e o Secretário de Obras Elton do Ó, algumas obras de Pavimentação.

A rua Geraldo Bezerra no JK, teve as calçadas concluídas e foi finalizada, obra essa que teve emenda do Deputado Rafael Motta.

Também visitaram a Rua José Maria Rocha no Bairro Prefeito José Dantas, que já passou da metade da obra e está próxima a ser concluída.

“Destaco aqui também a Rua Severino Soares que é a 4° Rua a ser Pavimentada com Piso Intertravado e é localizada no Bairro Paizinho Maria e está sendo finalizada”, frisou o prefeito de Curras Novos.

Currais Novos: Nova gestão da Felcs é empossada para mandato até 2027

A posse da nova Direção da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizada na manhã desta terça-feira, 13 de junho, em Currais Novos-RN.

O reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, presidiu a cerimônia que conduziu Alexandro Teixeira Gomes, como diretor, e Márcio Sales Santiago, como vice-diretor.

“Grandes projetos são construídos e concretizados por meio do trabalho de pessoas comprometidas, dedicadas e capacitadas. Aqui, testemunhamos o sucesso da Felcs, criada em 2020 e dirigida pelo professor Alexandro Teixeira Gomes, agora reconduzido para mais quatro anos de gestão”, disse o reitor em exercício, Henio Miranda, desejando ainda sucesso para a nova gestão, que terá como vice-diretor o professor Márcio Sales Santiago.

Alexandro Gomes citou avanços na Felcs durante sua gestão, em diversos aspectos, como na segurança; contratação de funcionários terceirizados e novas vagas de servidores; melhorias na biblioteca; reformas em diversos espaços, a exemplo do pouso dos estudantes; reparos na iluminação; aquisição de equipamentos; plantação de mudas; entre outras ações. O docente também elencou iniciativas para os próximos anos, com foco na sustentabilidade, na inclusão e na ética.

Deputado Luiz Eduardo defende revogação do aumento da alíquota de ICMS no RN

Na sessão plenária desta terça-feira, 13 de junho, em pronunciamento, o deputado Luiz Eduardo voltou a questionar o aumento da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte, em vigor desde abril deste ano. Segundo o parlamentar, a majoração tem que ser revogada diante da homologação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da reposição no valor de R$ 250 milhões do Governo Federal ao Estado.

“Até onde sei, o aumento da alíquota do ICMS ficou consignado à homologação da reposição das perdas ao Estado. Sendo assim, já que a reposição foi homologada, o Governo do Estado tem que revogar esse aumento imediatamente, diminuindo o impacto no preço dos combustíveis e de todo o mercado”, ponderou Luiz Eduardo.“Até onde sei, o aumento da alíquota do ICMS ficou consignado à homologação da reposição das perdas ao Estado. Sendo assim, já que a reposição foi homologada, o Governo do Estado tem que revogar esse aumento imediatamente, diminuindo o impacto no preço dos combustíveis e de todo o mercado”, disse o deputado.

Nesta quinta-feira, 15 de junho, haverá uma Audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o aumento e os preços cobrados dos combustíveis no estado.

Prefeito destaca qualificação de mão de obra e benefícios para atrair empresas no setor têxtil

Hoje, o prefeito Odon Júnior visitou mais uma Curso de Costura Industrial em Malharia que está iniciando. São duas turmas, uma pela manhã e outra a tarde buscando formar 50 pessoas.

É mais uma Ação da Prefeitura em parceria com o SENAI com a articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Estive com a vice-prefeita Ana Albuquerque e a Secretária Zefinha Moura, levando uma mensagem para as participantes do Curso. Uma empresa está finalizando a parte estrutural para iniciar os trabalhos da primeira facção têxtil de Currais Novos e outros Empresários estão demonstrando interesse em iniciar atividades em Currais Novos”, Falou Odon.

TV Cultura exige documentário sobre o Geoparque Seridó

A TV Cultura exibe nos dias 15 e 22 de junho, às 20 horas, um documentário sobre o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, localizado no interior do Rio Grande do Norte. A produção faz parte da segunda temporada da série Periscópio, que acompanha a jornada de cientistas que se dedicam aos projetos de geoparques brasileiros.

Segundo Marcos Nascimento, professor do Departamento de Geologia da UFRN e coordenador científico do Geoparque Seridó, a visibilidade é uma característica fundamental dos Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e que a série Periscópio é uma oportunidade de demonstrar como o território e sua população se beneficiam disso.

A produção do programa explora o impacto desses espaços na sociedade e a sua influência na educação, cultura e turismo local. O coordenador destaca que a iniciativa “atua na conservação, educação e turismo com diferentes ações, todas a favor do desenvolvimento territorial sustentável”.

Além do Geoparque Seridó, o documentário ainda apresenta o Geoparque Aspirante Chapada dos Guimarães, localizado no estado do Mato Grosso, e o Projeto Geoparque Corumbataí, em São Paulo. O programa conta com o apoio da UFRN, da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e da Associação Profissional dos Geólogos do Rio Grande do Norte (Agern), com patrocínio da Mútua.

Curandeiros II: operação do MPRN combate exercício ilegal da Medicina no interior do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (13) a operação Curandeiros II. O objetivo é combater o exercício ilegal da Medicina em cidades do interior do Estado. Médicos, falsos médicos e uma cooperativa médica são investigados por suspeita de falsidade ideológica e associação criminosa. O MPRN também apura o envolvimento de secretários municipais de Saúde nos crimes. Também houve cumprimento de mandados na Paraíba.

A operação Curandeiros II teve o apoio da Polícia Militar do RN e também do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades potiguares de Natal, Mossoró, Parnamirim e Ipanguaçu, e ainda em Catolé do Rocha e Guarabira, ambas na Paraíba. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 4 promotores de Justiça do MPRN, 14 servidores do MPRN, 16 policiais militares, um promotor de Justiça do MPPB e 16 servidores do MPPB participaram da ação.

A ação desta terça é desdobramento da operação Curandeiros, deflagrada em dezembro do ano passado. Assim como na operação de 2022, a Curandeiros II também apura a denúncia de que falsos médicos vinham exercendo de forma ilegal a função de médicos em unidades de saúde em cidades potiguares.

Pelo que já foi apurado pelo MPRN, os investigados, além do exercício ilegal da Medicina, falseavam as informações dos documentos médicos que preenchiam e forneciam aos pacientes, utilizando os carimbos dos médicos legalmente contratados pelos Municípios e falsificando as assinaturas.

Geoparque Seridó na Rede Brasileira de Geoparques Mundiais

Representantes dos cinco geoparques brasileiros criaram, no dia 5 de junho, a Rede Brasileira de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de congregar e contribuir para o desenvolvimento dos territórios de geoparques no país. Os geoparques brasileiros são o Seridó (Rio Grande do Norte), Araripe (Ceará), Caminhos dos Cânions do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Quarta Colônia e Caçapava (Rio Grande do Sul).

Outros objetivos da Rede incluem a sensibilização do público acerca da importância dos geoparques, incentivo do desenvolvimento sustentável e promoção de encontros anuais entre os membros. A organização vai operar sob um sistema de coordenação alternada, com cada geoparque sendo responsável pela Rede durante um ano. Em 2023, o papel é do Geoparque Quarta Colônia.

Na primeira carta oficial emitida pela Rede, o patrimônio dos geoparques é definido como um traço formador da identidade de seu povo e objeto de inspiração para manifestações culturais de diversas ordens, inclusive para comunidades tradicionais e povos originários expressos em saberes e fazeres, lugares sagrados, religiosidade, lendas, cantos e artesanatos, idioma e gastronomia.

A Rede Nacional foi criada durante o 1º Encontro Brasileiro de Geoparques Mundiais da Unesco (Ebrasgeo), realizado em Santa Maria/RS, nos dias 4 e 5 de junho. O evento também contou com o apoio da Unesco e do Ministério do Turismo. O segundo encontro acontecerá em 2024, no Geoparque Seridó.

O Geoparque Seridó teve seu início em 2010, quando Marcos Nascimento, professor do Departamento de Geologia (DG) da UFRN, e Rogério Ferreira, do Serviço Geológico do Brasil, apresentaram uma proposta para a delimitação de um geoparque na área que abrange os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. A parceria entre a Universidade e o Serviço Geológico foi essencial para a aprovação do projeto. Em 13 de abril de 2022, o geoparque foi reconhecido pela Unesco como território de relevância mundial.