
“É a reafirmação na crença de que uma cidade se constrói com memória, conhecimento e acesso à leitura. Como nos ensinou Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”, e a biblioteca é, por excelência, esse lugar de encontro entre pessoas, ideias e futuros possíveis. Não um depósito de livros, mas m, um templo do conhecimento. A entrega aconteceu em dezembro passado.
O presiodente da câmara municipal de Currais Novos rendeu uma saudação especial à memória de Antônio Othon Filho, currais-novense, intelectual e homem de seu tempo. Em Meio Século de Roça à Cidade, Dr. Nithon contou a história de Currais Novos dando visibilidade a personagens inviabilizado, muitos deles que vivam à margem da sociedade da época, como a ex-escrava Maria Mouca, Severino Pé de Sapo, Acelera Benedito, Seu Ernesto, entre tantos outros. Registrando biografias que, sem esse gesto, talvez se perdessem no silêncio do tempo.
“Que esta biblioteca siga viva, aberta e pulsante, guardando o passado, iluminando o presente e inspirando o futuro de Currais Novos!, enfatizou João Gustavo.
