Arquivo do Autor: vlaudey

PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS REGULAMENTA EXECUÇÃO E TRANSPARÊNCIA DE EMENDAS PARLAMENTARES E IMPOSITIVAS

A Prefeitura de Currais Novos publicou o Decreto nº 6.187, de 15 de maio de 2026, que regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Municipal, o processamento, a execução, a transparência e o controle das emendas parlamentares e das emendas impositivas municipais. A medida estabelece novas regras de governança e conformidade para assegurar maior rastreabilidade dos recursos públicos, eficiência na aplicação das verbas e prevenção de irregularidades.

Mais informações sobre o Decreto nº 6.187 e o funcionamento das emendas parlamentares e impositivas municipais, podem ser consultadas no portal oficial da Prefeitura de Currais Novos https://curraisnovos.rn.gov.br/

Deputados aprovam projeto que veta promoção a envolvidos em crimes de feminicídio

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão plenária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), uma série de projetos voltados às áreas de segurança pública, direitos humanos, cultura, saúde e inclusão. O principal destaque da pauta foi a aprovação do projeto do Governo do Estado que altera legislações estaduais para impedir a promoção funcional de agentes públicos envolvidos em feminicídio e outros crimes hediondos.

A proposta modifica as leis complementares estaduais nº 463/2012, 515/2014, 566/2016, 571/2016 e 122/1994, estabelecendo a suspensão e a vedação de promoções nos casos de condenação ou envolvimento em crimes de feminicídio e demais crimes hediondos. A iniciativa alcança categorias ligadas à segurança pública e reforça o entendimento de que a ascensão funcional no serviço público deve estar associada à conduta ética e ao respeito aos direitos humanos.

Ronda Patrimonial Motorizada é questionada na câmara

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, o vereador G Charles trouxe à tribuna da Câmara Municipal de Currais Novos questionamentos sobre a legalidade da criação da Ronda Patrimonial Motorizada (ROPAM) pela Prefeitura Municipal.

O parlamentar apresentou parecer jurídico emitido pela Procuradoria Legislativa da Câmara, que aponta ilegalidades na instituição da ROPAM, destacando a ausência de lei municipal autorizando oficialmente a criação da estrutura.

Segundo o documento, a atuação da ROPAM invade competências típicas da Guarda Municipal, órgão que, de acordo com a Constituição Federal, somente pode existir mediante criação por lei específica e regulamentação própria.

O parecer também alerta para possível desvio de função de vigilantes patrimoniais que estariam sendo utilizados em atividades de patrulhamento motorizado e segurança preventiva, funções diferentes das previstas no concurso público realizado pelo município.

Na tribuna, G Charles afirmou que o seu papel é fiscalizar os atos do Poder Executivo e garantir que as ações da gestão municipal estejam dentro da legalidade.

“Estamos tratando de segurança pública, um tema extremamente sério. Não podemos permitir que estruturas sejam criadas sem respaldo legal e sem a devida segurança jurídica para a população e para os próprios servidores”, destacou o vereador.

O parecer jurídico conclui que a criação da ROPAM, da forma como foi apresentada, é ilegal e inconstitucional por ausência de lei autorizativa e pela usurpação de competências atribuídas à Guarda Municipal.

Decreto do arcebispo começa a estruturar a diocese de Santa Cruz

O arcebispo metropolitano de Natal, dom João Cardoso, publicou uma provisão canônica que organiza os ofícios e serviços eclesiais da futura Diocese de Santa Rita, em Santa Cruz. A medida antecipa a estrutura administrativa da nova circunscrição religiosa, ainda em processo de criação pela Santa Sé.

Pela provisão, foram nomeados dom José Sílvio de Brito para a função de vigário geral ad territorium; padre José Carlos Arcelino da Silva para a Chancelaria e Comunicação; padre Vicente Fernandes da Silva Neto e padre João Pedro Acúrcio da Silva para Relações Institucionais; padre Kaio José Alves da Silva para a Comissão Pastoral; padre Gilmar Pereira Victor da Silva para a Comissão do Dízimo; e padre Cláudio Luiz de Carvalho para a Comissão dos Movimentos Eclesiais e Associações de Fiéis Leigos e Leigas.

Pe. Vicente função de relações institucionais

A nomeação publicada pelo arcebispo de Natal, dom João Cardoso, marca uma nova etapa na organização da futura Diocese de Santa Cruz, e também uma mudança relevante na trajetória do padre Vicente Fernandes. Após 15 anos à frente da Paróquia de Santa Rita de Cássia, ele deixa o comando pastoral direto da comunidade para assumir a função de relações institucionais na estrutura que começa a ser desenhada para a nova diocese.

A alteração não representa um afastamento da Igreja em Santa Cruz, mas uma redistribuição de responsabilidades dentro do processo de implantação da futura diocese. Padre Vicente, que se consolidou como uma das principais referências religiosas da cidade ao longo de sua atuação prolongada na paróquia, passa agora a integrar a equipe responsável pela articulação institucional do novo território eclesiástico.

Seridoense Manoel de Brito é homenageado com a Meladinha no Beco da Lama em Natal

Sábado passado, o Bar de Nazaré, no Beco da Lama, ficou lotado de bons amigos de Manoel de Brito, que foram abraça-lo na homenagem feita por Dadá Costa com o lançamento da Meladinha by Samanaú.

Ocasião com a descontração-marca do Beco da Lama, com direito a degustação rodada da Meladinha e música de Canelinha & Banda.

Com informações do TL

Fátima confirma Rafael Motta na 2ª vaga para Senador

Foiu durante encontro do PT do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, ocorrido no fim de semana em Pau dos Ferros, a governadora Fátima Bezerra confirmou que o ex-deputado federal Rafael Motta, do PDT, fará dobradinha para o Senado com a vereadora Samanda Alves, do PT de Natal. Eles preenchem a chapa encabeça por Cadu Xavier, chamado de “Cadu de Lula”, pré-candidato a governador.

O PT confirmará a chapa na reunião desta segunda-feira, em Natal, às 14h. Os partidos aliados foram convocados: PV, PCdoB, PDT e PSB. Pesquisas recentes apontaram competitividade eleitoral de Rafael Motta, além disso, o ex-deputado tem simpatia de setores importantes do PT.

No fim de semana, Rafael participou pela primeira vez de agenda política ao lado da chapa majoritária e de outros pré-candidatos em municípios do Oeste potiguar. A comitiva liderada pela governadora Fátima participou do “Derradeiro de Maio”, no município de Olho d’Água do Borges, que abriu o São João do Nordeste, cumpriu compromissos e Martins e encerrou a agenda em Pau dos Ferros.

Padre Edson diz que ainda não está definido o lugar da Paróquia na Feirinha de Sant’Ana

Neste domingo, ao final da missa, pela manhã, o padre Edson Medeiros afirmou que a programação da Festa da padroeira de Currais Novos está 95% definida.

ABERTURA

No dia 16 de julho, na abertura da Festa de Sant’Ana, a cidade terá uma grande movimentação, a partir da madrugada, com uma Alvorada. “Faremos um reboliço grande nessa cidade”, disse o padre.

E A FEIRINHA

Quanto a tradicional Feirinha de Sant’Ana, padre Edson destacou que, ainda não estão definidos os lugares da Paróquia, da CDL e da Prefeitura, na Ferinha. Ele não foi muito claro com relação ao assunto, mas deu a entender que, a Paróquia terá uma participação mais sóbria, na Feirinha.

Apesar das chuvas, Açude Dourado 4,40% da sua capacidade total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), monitora 69 mananciais responsáveis pela segurança hídrica dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Reservatórios, divulgado nesta segunda-feira (18), aponta que 30 reservatórios apresentaram recarga após as últimas chuvas e outros três açudes atingiram 100% da capacidade total.

RECARGAS

Apesar das recargas registradas, dez reservatórios permanecem com volumes inferiores a 10% da capacidade total: Itans, em Caicó (0,74%); Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,14%); Esguicho, em Ouro Branco (8,05%); Dourado, em Currais Novos (4,40%); Jesus Maria José, em Tenente Ananias (1,59%); Zangarelhas, em Jardim do Seridó (5,65%); Alecrim, em Santana do Matos (4,09%); Totoró, em Currais Novos (2,27%); 25 de Março, em Pau dos Ferros (9,36%); e Mundo Novo, em Caicó (2,65%).

Facisa inscreve para jornada brasileira de psicologia

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN) sedia, no dia 29 de maio, a 1ª Jornada Norte-Rio-Grandense da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Com o tema A Psicologia no Interior – Fortalecer, Expandir, Cuidar, o evento ocorre no auditório da instituição, em Santa Cruz, e está com inscrições abertas ao público.

A Jornada reúne estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores para discutir os desafios e as potencialidades da atuação psicológica no interior do Rio Grande do Norte. A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre formação acadêmica, produção científica e práticas profissionais, evidenciando o papel da psicologia produzida fora dos grandes centros na construção de conhecimento, cuidado e impacto social.

A programação conta com debates e atividades que abordam temas como teleatendimento e saúde mental, atuação da Psicologia no SUS, psicologia do trânsito, comportamento humano sob a perspectiva evolucionista, redução de riscos e desastres, além de trajetórias profissionais no interior e residência multiprofissional. Entre os nomes confirmados estão Katie Moraes de Almondes, presidenta da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), e Fívia de Araújo Lopes, presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPPEP).

Para Fábio de Cristo, docente de Psicologia da Facisa e coordenador da Regional da SBP no RN, o evento marca um passo importante na inclusão de municípios afastados dos grandes centros no campo da pesquisa acadêmica. “Essa 1ª Jornada marca não só os 55 anos da SBP, como também fortalece, expande e cuida da psicologia no interior. Queremos trazer novas discussões para o interior e também compartilhar os conhecimentos que produzimos. Dessa forma, buscamos inspirar nossos estudantes e fomentar a qualificação dos egressos e profissionais da região do Trairi e de outras regiões do estado”, afirma o docente.

Mais informações sobre a programação completa e as inscrições podem ser consultadas na página oficial do evento e nas redes sociais da SBP-RN, por meio do perfil @sbprn.psicologia.

Innovation Day discute inovação, competitividade e os desafios do futuro dos negócios

Integrando a programação da Semana S, o evento reuniu mais de 1,5 mil empresários no Teatro Riachuelo e trouxe ao debate economia, turismo, tecnologia, inovação e os desafios da transformação empresarial

Economia, inovação, turismo, inteligência artificial e os desafios de um mercado em constante transformação estiveram no centro dos debates do Innovation Day 2026, realizado nesta sexta-feira (15), no Teatro Riachuelo, em Natal. O evento reuniu cerca de 1,5 mil empresários, empreendedores e especialistas nacionais durante a programação da Semana S, promovida pelo Sistema Fecomércio RN.

A programação foi voltada à discussão de estratégias de adaptação, competitividade e crescimento dos setores de comércio, serviços e turismo diante das transformações globais.

“Recebemos empresários e empreendedores do Rio Grande do Norte para fortalecer relações, estimular a troca de experiências e discutir caminhos capazes de impulsionar nossos negócios. O Innovation Day reafirma a confiança do Sistema Comércio Potiguar no potencial das empresas norte-riograndenses e na capacidade de expansão e desenvolvimento do ambiente empresarial do estado”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.