Felcs abre inscrições para a primeira turma de mestrado em administração pública

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) que selecionará 12 candidatos para a primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) da UFRN. Das vagas, seis são para os servidores da UFRN e as demais para interessados. As inscrições vão até o dia 7 de julho no site da Fundação de apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e custam R$200,00.

O ENA utiliza o resultado do teste da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Anpad) e aceita resultados das edições de setembro e novembro de 2022; fevereiro, junho, setembro e novembro de 2023; e janeiro, fevereiro, abril e junho de 2024. Ainda estão abertas as inscrições para a avaliação de junho, que acontece virtualmente no dia 30 de junho. Maiores informações podem ser obtidas no site da Anpad.

No edital constam maiores detalhes acerca da seleção.

Funcionamento

As aulas serão ofertadas em modalidade híbrida, com encontros presenciais e online, realizados entre terça e sexta-feira de cada semana, no turno matutino. O professor Antonio Batista da Silva Oliveira, coordenador do Profiap na UFRN, destaca que esse sistema foi idealizado tendo em vista a realidade dos estudantes que trabalham. “Temos buscado distribuir os horários de uma maneira que os alunos possam se qualificar em paralelo às suas atividades profissionais”, completa.

O curso é fruto de uma parceria entre o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e a Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), local de realização das reuniões presenciais. Outras informações, incluindo o quadro de disciplinas e o corpo docente, podem ser consultadas no site do Profiap da UFRN.

Sobre o Profiap

O Profiap é um mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente em uma Rede que reúne 41 universidades federais em todo o Brasil, incluindo a UFRN. É coordenado nacionalmente pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e objetiva o desenvolvimento da prática administrativa em âmbito público por meio da capacitação profissional, aumento da produtividade e disponibilização de instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão.

Importância

A criação do curso constitui um marco histórico e educacional para Currais Novos. De todo o estado do Rio Grande do Norte, a cidade juntou-se a Natal e Mossoró como as únicas a possuírem um mestrado em administração.

Para o professor Antonio, a iniciativa é significativa. “Esse mestrado nasceu depois de mais de 45 anos da existência de uma graduação federal em Administração em Currais Novos, o que pode ser, entre outras coisas, um traço de maturidade em torno da proposta. Parte das vagas é para servidores, o que contribui para a melhoria dos serviços fornecidos à sociedade. A outra metade está ao alcance de qualquer pessoa interessada, o que promove maior qualificação para profissionais dos setores público e privado, gerando resultados estratégicos, tanto sociais quanto econômicos”, declara.

O docente menciona também a ampliação da interiorização da pesquisa em alto nível. “Muitos ainda pensam que pesquisa é o trabalho de conclusão da graduação, quando isso é apenas uma iniciação. A pesquisa de alto nível, com maior impacto, geralmente é desenvolvida na pós-graduação, especialmente em mestrados e doutorados”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *