No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o Governo do RN inaugurou o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), no município de Tibau do Sul, distante 99 quilômetros de Natal. A área agora é assegurada de preservação e conservação ambiental, e também será utilizada em ações nas áreas do turismo, cultura e de aventura, além de pesquisa científica.
A estruturação do PEMP ocorre após 17 anos de criação, através de Lei sancionada em 2006. “Após 17 anos hoje temos concretizado o trabalho de um Governo que tem responsabilidade social e ambiental”, afirmou a governadora Fátima Bezerra no ato de inauguração.
A construção da infraestrutura para gestão do PEMP foi possível através da política de compensação ambiental executada nos últimos quatro anos. O investimento foi de R$ 6,6 milhões oriundos das compensações ambientais para instalação de cinco empreendimentos no RN das empresas Aura Mineração, Esperanza (transmissão de energia), Polimix (Cimento Mizu), Hotel Vila Galé e EDP Renováveis.
“Aqui temos um exemplo de trabalho feito em parceria do Governo com a iniciativa privada trabalhando juntos em gesto de responsabilidade social e ambiental”, registrou Fátima Bezerra para destacar o empenho da equipe do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Estado (Idema) e demais órgãos da gestão estadual. “Foram mais de R$ 6 milhões investidos em um destino que é dos mais belos do mundo. São com ações concretas, atitudes, gestos efetivos, como este, que expressamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a vida para o futuro do nosso planeta neste momento de transição energética”, pontuou.