O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) realizou, nesta terça-feira (19), a apresentação do seu “Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos do RN de 2023”. A apresentação foi realizada em parceria com a Frente Parlamentar das Águas, de forma virtual, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
O diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney, apresentou um breve histórico da legislação das águas. Em seguida elencou as atividades e ações desenvolvidas pelo órgão, que incluem, o monitoramento qualitativo e quantitativo das águas do RN, as vistorias de segurança de barragem, as fiscalizações e as regularizações. Ele ressaltou ainda a importância do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) para a realização das diversas atividades do Igarn.
“O Progestão é o principal instrumento, é o que garante a realização de quase todas as ações que o Igarn realiza aqui no RN. O conjunto de suas metas perpassa todas as competências do Igarn”, disse Paulo Sidney.
A apresentação também abordou os eventos que foram realizados durante o ano de 2023 no Rio Grande do Norte e que tiveram a participação do Igarn na organização, como a Semana do Dia Mundial da Água e o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas.