Rayssa conquista com o deputado Mineiro, recurso para equipar consultórios odontológicos

A sugestão é que sejam contempladas as unidades dos bairros Paizinho Maria e Sílvio Bezerra de Melo.

Em visita ao deputado federal Fernando Mineiro durante sua última viagem a Brasília, a vereadora Rayssa garantiu recursos para equipar dois consultórios odontológicos em Currais Novos.

Na tribuna da câmara a vereadora apresentou que o pedido surgiu a partir do projeto “Rayssa no meu bairro”, que seu mandato realiza para ouvir a população, nos bairros Paizinho Maria, Alto de Santa Rita e Silvio Bezerra de Melo. Ela ainda ressaltou do compromisso que assume com a população a cada demanda que recebe “quando me escolhem para lutar por uma demanda essa responsabilidade passa a ser nossa. E eu busco meios para articular. Sabemos que nem tudo a gente consegue, mas vamos atrás de cada pedido confiado”.

Com um valor total que ultrapassa os 100 mil reais, duas UBSs de Currais Novos serão equipadas com fotopolimerizadores de resinas, notebooks, autoclaves, mochos, compressores odontológicos, cadeiras odontológicas, seladoras, impressoras a laser, aparelho raio-x odontológico e aparelhos de ultrassom odontológico.

Essa ação permitirá que os novos centros odontológicos possam oferecer atendimento de qualidade, aliviando a pressão sobre os serviços existentes e expandindo o acesso, promovendo a melhoria na qualidade de vida dos moradores.

A saúde bucal é um pilar essencial para a saúde geral, para além da estética, mas como uma questão de dignidade e prevenção. Estudos apontam que cerca de 45% das doenças cardíacas estão associadas a infecções bucais, ressaltando a conexão entre uma boa higiene oral e a saúde cardiovascular.

Entre os problemas mais comuns enfrentados pela população estão a cárie, a placa bacteriana e a gengivite. Essas condições frequentemente não recebem o tratamento adequado devido à falta de acesso a serviços odontológicos acessíveis.

Historicamente, a odontologia no Brasil tem sido dominada pelo setor privado, com apenas 30% dos profissionais atuando no SUS e apenas 12,9% da população com acesso a planos odontológicos. Isso deixa uma grande parte da população sem acesso a cuidados dentários essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *