Programação do RALLY RN 1500 em Currais Novos

Uma das principais competições de rally cross-country do Brasil, o Rally RN 1500, na sua 27ª edição, voltará a ter Currais Novos em sua rota na competição.

Na Princesa do Seridó, o evento ficará por três dias, de 09 a 11 de abril, com a concentração das equipes no espaço do antigo “Aeroporto”, na BR 226, preparado para receber a mega estrutura da competição, que terá cerca de 200 veículos, de competição, apoio e organização.

Confira a programação completa em Currais Novos:

Dia 09 – Quarta-feira – 2ª dia de Rally
12h às 17h – Chegada na cidade, vindo de Cabaceiras/PB

19h às 21h – Briefing – Praça Cristo Rei
21h – Recepção aos participantes com atração musical: Flor de Caroá

Dia 10 – Quinta-feira – 3º dia de Rally
Etapa exclusivamente em Currais Novos – Sertão do Seridó

17h – Atração musical: Projeto Música e Arte – praça Cristo Rei

Dia 11 – Sexta-feira – 4º dia de Rally – Última etapa

7h – Saída de Currais Novos a São Miguel do Gostoso.

A competição de Rally atravessará os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Uma estrutura que conta com mais de 900 pessoas, entre organização e equipes.

Durante toda a quinta-feira, a estrutura do Rally, no aeroporto, estará aberta a visitação pública.

O Rally RN 1500 tem o apoio da Prefeitura de Currais Novos, através das suas secretarias.

Audiência pública discute LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual, para o exercício de 2026

O planejamento para o orçamento e diretrizes da gestão municipal de Currais Novos para o ano de 2026 foram discutidos em audiência pública na manhã desta terça-feira (08) no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de servidores do município, representantes de associações, entidades, sociedade civil e vereadores.

A audiência teve como pauta principal o debate para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sob a orientação dos servidores da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, algumas sugestões e discussões sobre o orçamento da gestão pública, foram pautadas para a elaboração do documento final. A LDO define as prioridades do governo para o ano seguinte em todas as áreas, e a LOA detalha as receitas e despesas do município para o próximo exercício financeiro.

Nas duas leis, por exemplo, já estará contemplado o detalhamento da manutenção e despesas das duas novas secretarias municipais (Trânsito e Transporte e de Esporte e Lazer) e a especial de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Assembleia leva cidadania, saúde e cultura a milhares de pessoas em João Câmara

O segundo e último dia da 14ª edição do projeto “Assembleia e Você” levou ainda mais cidadania, saúde e acolhimento à população de João Câmara, nesta terça-feira (8). Desde as primeiras horas da manhã, uma grande quantidade de pessoas já se concentrava no local do evento, em frente à Escola Municipal Professor Cícero Varela, para garantir uma das fichas dos atendimentos gratuitos oferecidos pelo projeto.

Segundo dados preliminares, mais de 40 comunidades da zona urbana e rural do município foram atendidas, alcançando a meta de mais de 10 mil atendimentos nos dois dias de evento. A programação contou com atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, educação e orientação jurídica, além de apresentações culturais e atividades de lazer.

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), visitou o evento e destacou a importância da iniciativa. “Esse é o nosso projeto que chega mais perto da população. O Assembleia e Você é o braço social da Assembleia Legislativa. Mas esse espetáculo de trabalho não se deve apenas à Presidência. Ele acontece graças ao comprometimento dos servidores da Casa, que vestem a camisa e fazem tudo isso acontecer”, afirmou.

Ezequiel também ressaltou que cada serviço, desde os atendimentos médicos até a emissão de documentos ou ações de beleza e bem-estar, tem um papel fundamental na vida das pessoas. “Quando você tira um CPF, uma identidade, você traz cidadania. Quando faz um corte de cabelo, pinta uma unha, você resgata a autoestima de quem mais precisa”, completou.

A prefeita Aize Bezerra reforçou a importância da união entre os poderes para garantir os serviços à população. “Esse evento mostra que o poder público pode e deve se aproximar das pessoas. Fazer com que a população entenda os seus direitos sempre foi uma das principais metas do nosso plano de governo. E nada disso acontece sozinho. Aqui há uma verdadeira união que demonstra compromisso com João Câmara”, declarou.

Miami: Após cirurgia, Pitbull estreia no UFC neste sábado

O lutador potiguar Patrício Pitbull já embarcou rumo a Miami para a sua estreia no UFC, que acontece neste sábado, dia 12, contra o mexicano Yair Rodríguez. Patrício foi anunciado recentemente na maior organização de MMA do mundo após enfrentar um período difícil devido a uma hérnia na coluna.

Em 2023, um procedimento minimamente invasivo na cervical não só o livrou de fortes dores, dormência e perda de força nos braços, como também o impulsionou de volta à alta performance. “Se não fosse a cirurgia, eu teria me aposentado”, revelou o campeão.

Antes da intervenção, Patrício havia sofrido duas derrotas consecutivas no Bellator, um cenário inédito em seus quase 20 anos de carreira profissional. Foi nesse momento delicado que a decisão de se submeter à cirurgia endoscópica de coluna, realizada pelo neurocirurgião e cirurgião de coluna Marco Moscatelli, se concretizou.

“Nós operamos o Patrício por vídeo. Conseguimos descomprimir essa hérnia de disco na parte posterior da coluna dele, com um acesso de apenas 7 milímetros. Fizemos toda a descompressão em 45 minutos e ele teve alta 4 horas após a cirurgia. Com isso, as dores melhoraram e ele começou a fazer de novo o fortalecimento com fisioterapia, alongamento, etc. Esse período de recuperação dele foi de aproximadamente de 6 a 8 meses”, detalhou o médico.

Prefeitura lança Projeto #CurraisViva com foco na saúde e qualidade de vida

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7), Currais Novos lançou oficialmente o projeto ‘#CurraisViva’, com o objetivo de promover mais saúde, movimento e qualidade de vida para os currais-novenses. O evento aconteceu na Praça Cristo Rei e contou com a presença de autoridades municipais.

O projeto visa incentivar a prática de atividades físicas, hábitos saudáveis e fortalecer os laços da comunidade com a promoção da saúde. A programação inclui aulas coletivas, caminhadas, acompanhamento de profissionais de saúde e desafios interativos. Tudo isso com apoio das Unidades Básicas de Saúde.

Deputados Francisco do PT, Divaneide Basílio, Hermano Morais e Arquidiocese de Natal promovem audiência sobre Campanha da Fraternidade 2025

Na próxima quarta-feira, 9 de abril, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será palco de uma audiência pública para discutir a Campanha da Fraternidade 2025. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os mandatos do deputado estadual Francisco do PT, da deputada Divaneide Basílio (PT) e do deputado Hermano Morais (PV), além da Arquidiocese de Natal.

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a campanha de 2025 propõe uma reflexão profunda sobre a responsabilidade coletiva na preservação da vida e do meio ambiente, a partir da perspectiva da fé cristã. O lema da campanha — “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) — convida à contemplação e ao cuidado com toda a criação divina.

A audiência tem como objetivo promover o diálogo entre a sociedade civil, instituições religiosas e o poder público sobre os desafios e caminhos para a construção de uma ecologia integral.

A presença de representantes da Igreja, ambientalistas, educadores, gestores públicos e lideranças sociais deve enriquecer o debate, fortalecendo a articulação de ações concretas em prol de um futuro sustentável e fraterno.

Produção de ouro continua a crescer em Currais Novos

A Aura Minerals Incorp fez uma comunicação aos acionistas e ao mercado do início das operações e da fase de “ramp-up” (que é a de início da produção de uma mina, quando a produção aumenta gradualmente até atingir a capacidade total) na Mina Borborema, em Currais Novos.

A Borborema deve se transformar na segunda maior produção anual das cinco operações em produção da empresa. O projeto Borborema é de propriedade da Aura e trata-se de uma mina de ouro a céu aberto. Em agosto de 2023 a Aura anunciou uma produção estimada em 748.000 onças de ouro ao longo de 11 anos, que é a análise de vida útil da mina. A expectativa de produção para 2025 é de 33.000 a 40.000 onças de ouro.

A empresa emprega atualmente 2.284 pessoas direta e indiretamente. A companhia está empenhada em expandir esse número, promovendo o crescimento econômico regional.

A Aura Minerals comunicou ao Governo do RN um recorde de produção de ouro no terceiro trimestre deste ano, tornando-se a segunda maior operação da companha, graças a investimentos de US$ 188 milhões, em 19 meses.

A cotação do ouro ultrapassou US$ 2.950 por onça e pode chegar a US$ 3.500.

Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas

Na região do Seridó, em Carnaúba dos Dantas, o espetáculo “Paixão de Cristo do Monte do Galo” será encenado nos dias 17 e 18 de abril, no Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, localizado aos pés do Monte do Galo.

Considerada a maior encenação do tipo no estado, a produção envolve mais de 150 moradores da cidade e atrai romeiros e turistas de várias regiões do Seridó potiguar. A entrada é gratuita.

Dia Mundial de Combate ao Câncer: CDP traz alerta para a importância do diagnóstico precoce

Doença que mais mata crianças e adolescentes, no Brasil, e a segunda causa de óbito, neste grupo etário, perdendo apenas para os acidentes

Nesta terça-feira, 8 de abril, voltamos nossa atenção para o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Estudos do INCA/2022 mostram que ele ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes, no Brasil, e a segunda causa de óbito, neste grupo etário, perdendo apenas para os acidentes.

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo, traz questões como prevenção e detecção precoce como primordiais, principalmente, quando se considera que cerca de 85% dos cânceres são considerados potencialmente evitáveis, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer infantojuvenil tem sintomas silenciosos e que, na maioria das vezes, se confundem com sinais de diversas doenças comuns na infância, como febre, manchas roxas pelo corpo e dor óssea, tornando o diagnóstico precoce um grande desafio, principalmente, por se tratar de uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais demorado o diagnóstico, menor a chance de cura.

Serão 7.930 casos por ano (2023-2025), destes, 4.230 casos novos no sexo masculino e 3.700 no sexo feminino. No Rio Grande do Norte, o número é de 130 casos novos, por ano, sendo 70 em meninos e 60 em meninas. Por isso, a importância em conscientizar e sensibilizar a população sobre o câncer infantojuvenil, que não apresenta prevenção e essa observação pode salvar uma vida.

Os principais tipos de câncer infantojuvenis são as leucemias (câncer da medula óssea), tumores do sistema nervoso central e linfomas (tumores do sistema linfático). Os tumores embrionários (neuroblastoma, tumores renais e retinoblastoma) acometem, em sua maioria, as crianças, enquanto, em adolescentes de 15 a 19 anos, são mais frequentes os tumores epiteliais, tais como tireoide e carcinomas, e os melanomas.

Grupo Estação de Teatro esteve em Gargalheiras, com o espetáculo “Candeia”

Após duas indicações ao 33º Prêmio SHELL de Teatro e uma temporada de sucesso pelo Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo Candeia, do Grupo Estação de Teatro, inicia uma circulação especial no Rio Grande do Norte. Nesta primeira etapa, o grupo realiza apresentações gratuitas nas cidades de Jardim do Seridó, Acari e Natal no último final de semana. Estreado em setembro de 2021, em Natal (RN), Candeia é dirigido por Titina Medeiros e possui dramaturgia de Cléo Araújo. A trama acompanha as personagens Carmelita, Formosa, Arlinda e Queiliane, quatro mulheres idosas que recebem o público em seu quintal, proporcionando momentos de cura com ervas frescas e incenso.

Elas são benzedeiras, doceiras, bordadeiras e artistas que, por meio de suas práticas, evocam memórias afetivas de mães e avós, criando um ambiente acolhedor e cheio de afeto.