O Prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, participou na manhã desta terça-feira (25) da entrega de viaturas para a polícia militar do Rio Grande do Norte realizada pelo Governo do Estado. O 13º Batalhão de Polícia Militar de Currais Novos recebeu uma nova viatura que irá reforçar a segurança da cidade.
O Deputado Estadual Francisco do PT, o ex-Prefeito Odon Jr, e os vereadores João Gustavo (Presidente da Câmara Municipal) e Mattson Ranier, também prestigiaram a solenidade
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por meio de sua Diretoria Legislativa, anuncia o lançamento do programa “Conheça o processo legislativo da ALRN. Visite a Diretoria Legislativa”. “A iniciativa tem como objetivo compartilhar conhecimento e experiência com as Câmaras Municipais do estado, fortalecendo a gestão e a técnica do processo legislativo nos municípios”, disse Tatiana Mendes Cunha, diretora Legislativa.
O programa oferecerá visitas guiadas às equipes técnicas das Câmaras Municipais, permitindo um contato direto com a dinâmica do legislativo estadual. Durante as visitas, os participantes terão acesso ao funcionamento dos setores de Plenário, apoio legislativo e administrativo da Diretoria Legislativa, além do setor de Atas.
Serão apresentados ainda os premiados sistemas informatizados utilizados no processamento das proposições, assim como as rotinas legislativas do Parlamento estadual. A proposta é fornecer subsídios para aprimorar os serviços prestados em âmbito municipal e promover o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da área.
As visitas ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h, conforme a disponibilidade da Diretoria Legislativa da ALRN. Para participar, é necessário agendamento prévio, realizado pelo e-mail [email protected], informando a Câmara Municipal interessada, a quantidade de servidores da comitiva e a data desejada.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza o Bloco da Saúde ALRN 2025, levando informação e cuidados aos servidores da Casa. Com o slogan “Valorize a vida e curta a folia”, a iniciativa busca reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde durante o período carnavalesco.
A equipe envolvida está percorrendo todos os setores da ALRN para distribuir kits e dar dicas essenciais para um carnaval seguro. Entre as orientações, destacam-se a prevenção contra DST’s, a importância da hidratação e da proteção solar, além do alerta para não dirigir após o consumo de álcool. Também são recomendadas refeições leves e saudáveis para garantir energia durante toda a festa.
A ação é uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas, coordenada por Thyago Cortez, e da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, liderada por Luiz Abrantes. O objetivo é promover a conscientização para que todos possam aproveitar o carnaval com segurança, saúde e responsabilidade.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza o Bloco da Saúde ALRN 2025, levando informação e cuidados aos servidores da Casa. Com o slogan “Valorize a vida e curta a folia”, a iniciativa busca reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde durante o período carnavalesco.
A equipe envolvida está percorrendo todos os setores da ALRN para distribuir kits e dar dicas essenciais para um carnaval seguro. Entre as orientações, destacam-se a prevenção contra DST’s, a importância da hidratação e da proteção solar, além do alerta para não dirigir após o consumo de álcool. Também são recomendadas refeições leves e saudáveis para garantir energia durante toda a festa.
A ação é uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas, coordenada por Thyago Cortez, e da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, liderada por Luiz Abrantes. O objetivo é promover a conscientização para que todos possam aproveitar o carnaval com segurança, saúde e responsabilidade.
A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) vai liderar um estudo para avaliar os impactos sociais, ambientais e de saúde das usinas eólicas e solares em 60 municípios do Rio Grande do Norte. O projeto, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, ainda aguarda a aprovação da lei orçamentária para ser iniciado, mas já está em fase de planejamento junto à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
O reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, explicou que o estudo será conduzido por equipes multiprofissionais e terá como objetivo principal investigar os efeitos das usinas sobre a saúde dos trabalhadores, a saúde mental das comunidades vizinhas, além de impactos ambientais relacionados à fauna e à flora dos locais onde essas usinas estão instaladas.
“Nós temos pesquisadores e pesquisadoras especializados nesse tema. A Ufersa possui a expertise necessária para realizar esse trabalho em conjunto com outras instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, afirmou o reitor.
O Rio Grande do Norte lidera a produção de energia eólica no Brasil e conta atualmente com mais de 3 mil usinas em operação. O estudo vai abranger todos os municípios potiguares que possuem usinas eólicas e solares em atividade. Segundo Rodrigo Codes, o projeto é resultado de um diálogo direto com o Ministério da Saúde, representado pela secretária Ethel Maciel, que buscou a universidade pela sua capacidade técnica e pela relevância do tema para o estado.
Nessa segunda-feira (24) a Diretora Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Janaina Medeiros, foi entrevistada no PAUTA RN, na 95 FM, falando sobre as novidades do Geoparque Seridó.
TURISMO
Falou também, sobre a Capacitação, junto a 9a Direc de Currais Novos, “Acessibilidade no turismo: Práticas para um atendimento inclusivo”, que tem como público-alvo: Profissionais que atuam no setor de comércio e turismo (atendentes, vendedores, recepcionistas, guias e condutores de turismo, gerentes, entre outros) dentro do território do Geoparque Seridó, e tem como objetivos: Compreender o que é capacitismo e suas implicações no atendimento ao público; Sensibilizar os profissionais sobre a importância da acessibilidade e da inclusão no comércio e no turismo; Oferecer estratégias práticas para um atendimento inclusivo e respeitoso; e sensibilizar os profissionais do setor de comércio e turismo, promovendo um atendimento mais acessível, respeitoso e inclusivo para todas as pessoas. A capacitação irá acontecer dia 11/03, na CDL de Currais Novos.
MODA
Também entrevistado no PAUTA RN, dessa segunda-feira, o jornalista e designer de moda, João Bezerra,
A única vereadora no plenário do legislativo curraisnovense, sugeriu à deputada federal Natália Bonavides, a destinação de Emenda Parlamentar, para a construção de uma Delegacia da Mulher no Município de Currais Novos.
“A criação de uma Delegacia da Mulher em Currais Novos é crucial para garantir um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. No momento, elas são forçadas a buscar ajuda em delegacias comuns, onde a maioria dos funcionários é do sexo masculino e o atendimento também é destinado a homens. Frequentemente, as mulheres optam por se abster e permanecer em silêncio, impulsionadas pelo constrangimento de terem que revelar seus problemas a um homem, especialmente quando a agressão foi cometida por outro homem”, justificou a vereadora Leilza.
No Dia da Conquista do Voto Feminino, é importante relembrar uma história que começou aqui no Rio Grande do Norte
Celina Guimarães foi a primeira mulher a votar no Brasil, abrindo caminho para tantas outras conquistas.
E se você quiser conhecer de perto esse e outros marcos da nossa política, o @MemorialdoLegislativoPotiguar está de portas abertas.
Um espaço que preserva a nossa memória política e legislativa, com exposições sobre o voto feminino, projeções que recriam a Natal do século XX e muito mais. Venha viver essa história!
Av. Câmara Cascudo, 398, Cidade Alta, em Natal. Da Segunda a sexta, 8h30 às 16h30.
Da tribuna da câmara municipal de Currais Novos, o vereador solicitou ao poder público municipal, uma Academia Pública, no Povoado Boa Vista, na zona rural de Currais Novos.
Bastião dos ônibus também solicitou a designação de uma servidora, para os banheiros femininos do 2º e 3º canteiro da feira livre de Currais Novos.
“Espero que essas importantes solicitações venham a serem atendidas pela gestão municipal”, disse o vereador Bastião dos Ônibus.
Conhecido por ser um parlamentar estradeiro, o deputado estadual Francisco (PT) seguiu viagem neste final de semana para visitar obras em escolas, anunciar emendas e prestar contas da atuação do seu mandato.
O roteiro, que iniciou logo nas primeiras horas da sexta-feira (21), começou por João Câmara e seguiu por Pendências, Assú, Angicos, Mossoró, sendo finalizado no domingo (23), em Janduís.
“O nosso mandato é popular. Vamos ao encontro do povo em suas localidades. Além disso, é meu dever enquanto agente público prestar contas a sociedade”, ressaltou.
Francisco agradeceu a acolhida em cada cidade. “O carinho que tenho recebido em cada cidade que passo enche ainda mais meu coração de fé e esperança para trabalhar cada vez mais em prol do povo. Seguimos na luta”.