Dia 5 passado foi, inaugurado o CineFLIC na histórica Mina Brejuí, e foi emocionante ver a comunidade local reunida para celebrar o cinema e a cultura potiguar.
Sob o céu estrelado, a plateia mergulhou em curtas-metragens premiados que trouxeram reflexão, risos e muita emoção. A pipoca, preparada com carinho, completou a experiência e fez todos se sentirem em um verdadeiro cinema.
“Agradecemos a cada pessoa presente que fez parte dessa noite especial. Foi apenas o começo, e estamos ansiosos para seguir espalhando histórias e encantando o coração de Currais Novos e da nossa região”, falou o vereador João Gustavo, em nome dos organizadores do Festival Literário de Currais Novos.
Os professores do Rio Grande do Norte foram homenageados na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (6), em uma sessão solene proposta pelo deputado Francisco do PT, que também é professor. O evento compartilhado com os demais parlamentares homenageou educadores que fizeram e fazem história na educação do estado.
“Hoje rendemos homenagens aos mestres e mestras desse Estado. Ser professor não é apenas ensinar, mas inspirar e transformar vidas, fazendo a diferença em cada estudante que passa em suas mãos. Tenho o privilégio de conhecer os desafios dessa missão que me inspira em trabalhar por dias melhores para o meu RN”, discursou Francisco.
Celebrado no dia 15 de outubro, o Dia do Professor enaltece a profissão que, nas palavras de Francisco do PT, é, “se não a mais, uma das mais importantes da sociedade”. A data faz alusão à sanção da lei de 1827 que estabeleceu a construção, em todas as cidades, vilas e povoados brasileiros, de escolas primárias de ensino elementar, chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
A data foi oficializada e declarada como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
“Este momento é de grande importância pois reconhece a luta de todos os profissionais da educação que não deixam o amor e a dedicação, mesmo diante de tantas dificuldades, por sabermos que a educação transforma e pode mudar a vida de muitas crianças e adolescentes”, disse a professora e prefeita eleita de Parnamirim, Raimunda Nilda, representando os homenageados na solenidade. Na homenagem da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais indicaram profissionais de reconhecida contribuição para a educação potiguar, seja no ensino fundamental, médio ou superior, como forma de enaltecer o papel imprescindível na educação e formação de crianças, jovens e adultos no país.
Homenageados: Adalgiza Maria de Araújo Lopes; Aize Talianne Bezerra de Souza; Antonio Duarte Silva (in memoriam); Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo (in memoriam); Francisco Carlos Carvalho de Melo; Josiberto de Souza Rêgo; Leandro Varela dos Santos; Maria do Ceo Costa; Maria Marluce de Paula Araújo; Pedro Neri Bandeira de Souza; e Raimunda Nilda da Silva Cruz.
A designação de Adriano Nunes para a Secretaria Municipal de Cultura de Currais Novos marca um avanço importante para o cenário cultural local. Com vasta experiência em teatro e grandes espetáculos, Adriano foi indicado pela vice-prefeita eleita Milena Galvão.
Seu trabalho será voltado à promoção de atividades culturais e ao apoio de artistas locais, com ênfase em leis como Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O objetivo é ampliar o acesso à arte, resgatar tradições como o carnaval de rua e aproximar a comunidade da cultura, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização das tradições da cidade.
Conhecido por seu trabalho em teatro e eventos como Terra de Santana e o movimento Arrastão do Boi, que revitalizou o carnaval de rua, Adriano traz uma experiência sólida e um compromisso com as tradições locais.
A futura gestão de Lucas e Milena Galvão aposta em políticas culturais inclusivas, como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, para fortalecer o setor. Com Adriano à frente, espera-se que a cultura em Currais Novos se torne uma ferramenta de transformação social, ampliando o acesso à arte e inspir
Ele permanecerá titular da SEMTUR, na gestão de Lucas e Milena Galvão, que vai assumir em janeiro próximo.
A indicação foi confirmada hoje, pela manhã em reunião entre o prefeito eleito Lucas Galvão, João Gustavo, vereador reeleito pelo PC do B e Anderson Alves, ex-vice prefeito e um prócer importante do PC do B em Currais Novos.
A Associação dos Municípios do Seridó e Trairi (AMSO-TR) promoverá, no dia 12 de novembro, um evento focado no fim de mandato e na transição de gestões municipais, com o apoio técnico do Instituto Novo Eleitoral. O encontro acontecerá na sede da AMSO-TR, das 10h às 13h, e contará com a presença dos especialistas Dr. Herval Sampaio e Dr. Daniel Monteiro, que farão uma explanação sobre práticas e procedimentos essenciais para uma transição eficiente e responsável.
O presidente da AMSO-TR, Ivanildinho Ferreira, que também é prefeito de Santa Cruz, reforçou o convite aos prefeitos e prefeitas associados, destacando a importância de capacitar as equipes para este momento. “Este evento nos proporcionará atualizar nossas equipes, para que procedam com as transferências de informações da melhor maneira para as novas gestões. A importância deste evento não se limita aos que irão repassar a gestão, mas a todos”, afirmou Ivanildinho.
Com mais de 90% dos votos dos associados, o atual presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) foi reeleito para o cargo. Dário Gomes está na presidência da associação desde 2022, quando foi eleito para um mandato de 3 anos.
“Foram três anos de trabalho incansável. Nesse período, a Sadef cresceu e se desenvolveu, e o resultado é essa aprovação enorme e mais um voto de confiança para essa diretoria”, diz o presidente reeleito.
Cadeirante e atleta do Halterofilismo, Dário dessa vez assume um mandato de quatro anos – de 2025 a 2028. “O desafio é ainda maior, porque além de dar continuidade ao que já vem sendo feito, vamos pegar todo um ciclo paralímpico, com nosso mandato terminando exatamente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Vamos trabalhar muito para termos mais potiguares representando o Brasil nos Jogos”, garante Dário.
Ewerton Emanuel, paratleta do tênis de quadra, é o novo vice-presidente. A Sadef é uma entidade civil sem fins econômicos, que desde 1995 trabalha a inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte. Atualmente, são mais de 200 associados, que além do esporte, recebem assistência médica, odontológica, fisioterapêutica, psicológica e nutricional, com foco no alto rendimento e participação em competições nacionais e internacionais.1 minVer tradução
A Defesa Civil Nacional oficializou o reconhecimento da situação de emergência em quatro cidades do Rio Grande do Norte – Nova Cruz, São Pedro, São Vicente e São Bento do Trairi – em razão das dificuldades enfrentadas com a seca e a estiagem. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), permite que as prefeituras afetadas tenham acesso a recursos federais destinados a ações de apoio e enfrentamento do problema.
Com o reconhecimento federal, as cidades estão autorizadas a solicitar apoio financeiro ao governo federal para implementar medidas emergenciais. Esses recursos podem ser direcionados à aquisição de cestas básicas, fornecimento de água potável, refeições para trabalhadores e voluntários envolvidos nas ações, além de kits de limpeza, higiene pessoal e artigos de dormitório.
Até o momento, o estado do Rio Grande do Norte conta com 51 reconhecimentos federais ativos de situação de emergência. Desses, 42 são decorrentes de estiagem, oito de seca e um de chuvas intensas.
Para que os recursos sejam liberados, os municípios devem realizar uma solicitação formal ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho com metas e valores solicitados, uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as propostas. Com a aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU especificando o montante a ser destinado.
Pelo fato de Clayper de Matos Salustiano, Pepeu, ser irmão de Oliveira Neto, presidente do Partido Comunista do Brasil em Currais Novos, causou a impressão, que seria uma indicação do PC do B.
Mas pelo que o Blog foi informado, Pepeu, foi uma indicação pessoal do prefeito eleito Lucas Galvão.
PERMANECE
Em sendo assim, o PC do B, como aliado político, segue com a indicação do Secretário Municipal de Desenvolviment
Nas últimas horas, subiu de cotação, o nome de Eduardo Moura (Dudu Moura), para Secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de Currais Novos, na futura gestão de Lucas e Milena Galvão.
Ele, que é filho da ex-vereadora e atual secretária de Assistência Social, Zefinha Moura, é servidor do Detran em Currais Novos.
Cleyber disse ao Blog, que não concorrerá a mais um biênio, a frente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Currais Novos.
O atual gestor do legislativo, afirmou que apoiará a candidatura do vereador João Gustavo, que já integra a Mesa Diretora como Primeiro Secretário, para o primeiro biênio da futura legislatura, a iniciar-se em janeiro de 2025.
Cleyber disse ainda que, não comporá a chapa. “O nosso partido, o PSD, estará contemplado na chapa, com o nome do vereador Jaire Freitas, em comum acordo entre a gente”, frisou.